Toxina botulínica e Preenchimento: qual é a solução para você?

Olá, pessoal!

Entre os procedimentos estéticos mais procurados aqui na Inova Clinic e no mundo, estão o Preenchimento Facial e a aplicação de Toxina Botulínica. Os dois tratamentos são eficazes contra as rugas, mas possuem diferentes focos – por isso, resolvemos escrever este artigo e esclarecer todos os seus benefícios para que vocês não tenham mais dúvidas. Vamos lá?

Qual é o ponto em comum entre o Preenchimento e a Toxina Botulínica?

A principal semelhança entre os dois tratamentos está no seu objetivo geral: tratar e prevenir as rugas que surgem normalmente com o tempo e aumentar a autoestima do paciente.

A região da face é quem causa a primeira impressão em todas as nossas relações sociais: com a família, amigos, colegas de trabalho, futuros chefes ou desconhecidos. Por isso é tão importante se sentir bonito ao se olhar no espelho, antes de começar o dia ou ao final de uma jornada, não é verdade?

O que são rugas estáticas e rugas dinâmicas?

Para entender o diferente foco do preenchimento e da aplicação de toxina botulínica, é preciso entender a diferença entre as rugas estáticas (ou profundas) e dinâmicas, que são basicamente os dois tipos de traços e linhas de expressão que surgem com o tempo ou fatores individuais específicos.

O que as diferencia é como são visíveis para quem observa e também sua origem, o que vai determinar se o tratamento mais adequado é o preenchimento ou a toxina botulínica.

As rugas dinâmicas ficam evidentes nos momentos em que sorrimos, franzimos a testa, arregalamos os olhos surpresos, dentre outros que vocês certamente já estão se lembrando agora. Em outras palavras, estão relacionadas à contração e relaxamento dos músculos, especialmente da face, região onde acontece mais frequentemente essa mudança.

Por outro lado, existem as rugas estáticas, também chamadas de “profundas”, que surgem normalmente em razão da perda natural de gordura e de colágeno superficial no rosto. Pode parecer estranho, mas a perda de gordura pode ser ruim às vezes. Nesta região, ela dá sustentação ao tecido, que está menos sujeito a variações de peso em comparação com outros locais do corpo, como a barriga ou as mamas, no caso das mulheres.

Com o tempo, é normal que haja um emagrecimento desta área, provocando queda dos tecidos e um aspecto de esqueletização, com rugas estáticas. Elas ficam visíveis seja qual for o momento do dia ou a atividade que estiver sendo feita, por isso podem ser extremamente incômodas para o indivíduo.

Qual é o principal objetivo do Preenchimento?

A teoria moderna de envelhecimento facial está associada à perda de gordura no rosto com o aparecimento de traços de expressão fixos – aqueles que são “independentes” e nos acompanham sempre após o seu surgimento.

Para melhorar isso, o preenchimento com ácido hialurônico é o tratamento recomendado. Ele objetiva rejuvenescer o tecido, trazendo de volta um aspecto liso e macio, restaurando o volume.

Existem alguns locais tradicionais para realização de preenchimento: abaixo dos olhos, nas maçãs do rosto e no canto da boca. Mas além destes, ele pode ser usado também para aumento e definição do contorno dos lábios – popularmente conhecido como preenchimento labial.

Correções de pequenas deformidades nasais e melhora no dorso das mãos, região onde fica muito evidente a falta de volume, também são outras situações onde se aplica o preenchimento.

Qual é o principal objetivo da Toxina Botulínica?

A principal área de atuação da toxina botulínica é o rejuvenescimento facial através da diminuição ou eliminação das rugas dinâmicas. Ela pode ser capaz de eliminar linhas de expressão, rugas na testa e “pés de galinha” ao redor dos olhos.

Isso acontece porque a toxina botulínica age como uma espécie de sonífero para os músculos faciais. Ela bloqueia os sinais nervosos musculares – que são a comunicação do músculo com o cérebro – enfraquecendo o potencial de contração deles, diminuindo assim os traços que aparecem de acordo com as nossas reações.

Quais são os benefícios compartilhados pelo Preenchimento e pela Toxina Botulínica?

Mesmo com focos diferentes, o preenchimento e a aplicação de toxina botulínica possuem benefícios em comum e, dependendo do caso, podem ser realizados na mesma época. Mas nunca deixe de ser transparente com seu dermatologista, deixando claro todos os seus objetivos!

  • Procedimentos rápidos e pouco invasivos: Diferente de outros tratamentos, tanto o preenchimento quanto a aplicação de toxina botulínica são feitos em consultório médico, com anestesia tópica, e demoram geralmente no máximo 15 minutos por sessão.
  • Resultados naturais: Logo após a realização do preenchimento pode ser possível notar mudanças, mas o resultado final pode ser visto em uma semana, com ganho de volume e retorno do aspecto liso e natural da pele. No caso da toxina botulínica, geralmente em até 1 semana o paciente pode notar completamente a diferença. Os resultados do preenchimento podem durar até 1 ano e meio, enquanto a toxina botulínica se faz presente durante até 6 meses.
  • Cuidados mínimos após o procedimento: Além da redução no tempo de realização, a recuperação depois dos procedimentos inclui cuidados simples: não realizar atividades físicas; não abaixar a cabeça nas 4 horas seguintes; evitar fontes de calor, como saunas; e evitar viagens aéreas. Assim não há necessidade de ficar um ou mais dias em repouso, permitindo que você aproveite os resultados sem impactar a sua vida social.

Gostou do nosso artigo? Tire suas dúvidas sobre essas ou qualquer outro procedimento em nosso site ou entre em contato conosco! A Inova Clinic terá o maior prazer em lhe atender. Esperamos você pra agendar uma visita!

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!