Dicas para cuidar da saúde da pele no inverno

Ei, pessoal!

O inverno começou na semana passada, mas parece que esse friozinho chegou para ficar, não é? E com essa queda de temperatura, a nossa pele visivelmente começa a sentir os efeitos da estação. Não é à toa que rachaduras nos lábios começam a irritar o nosso dia a dia e todo o nosso corpo parece que está ressecado, reparou? Pensando nisso, escrevi essa matéria para mostrar a vocês quais são os cuidados especiais que a nossa pele necessita para manter a saúde e beleza nessa estação. A seguir dicas práticas e valiosíssimas:

Beba bastante água.

É muito comum que, com o clima frio, não sintamos tanta sede e simplesmente passemos a esquecer de nos hidratar regularmente. Saiba que a hidratação da pele começa de dentro para fora! A ingestão adequada de líquidos (de modo geral, de 2 a 3L por dia) é crucial para o organismo em qualquer estação. Quer um conselho? Mantenha sempre um copo de água próximo a você e toda vez que você beber tudo, obrigue-se a reencher o recipiente. Assim, você cria o hábito de sempre se hidratar e evita os esquecimentos. No meu caso, eu costumo manter uma garrafinha de aproximadamente 500mL na minha mesa de trabalho porque fica fácil de dosar a quantidade mínima a ser ingerida de líquidos. Vale lembrar que a hidratação também pode ser realizada na forma de chás claros o que é bem agradável nos dias frios do inverno, não é? ☕️

Cuidado com os banhos demorados.

Um dos maiores vilões do inverno são os deliciosos banhos quentes! Eu sei que eles são prazerosos depois de um dia estressante de trabalho, mas saiba que banhos quentes e sabonete em excesso retiram a proteção natural de gordura presente na pele, deixando-a mais ressecada e suscetível a infecções. Por isso, o ideal é tomar banhos mais rápidos, evitando a água quente, sabonete em excesso, uso de buchas ou esponjas. Dê preferência a sabonetes neutros e hidratantes tanto para o corpo quanto para o rosto. E lembre-se de não esfregar a pele ao secá-la! Prefira uma toalha macia e seque suavemente a sua pele ao sair do banho.

Intensifique a hidratação da pele.

O uso de cremes e loções hidratantes é fundamental no inverno! O mais recomendado é aplica-los logo após o banho, com a pele ainda úmida, e reaplicar conforme a necessidade ao longo do dia. Lembre-se de utilizar sempre produtos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele, tanto para o rosto quanto para o corpo. Para tirar a dúvida de qual produto utilizar, o melhor é consultar o seu dermatologista, ok? Mas se você não curte o efeito desses produtos na pele, saiba que, ainda no chuveiro, você pode utilizar óleos e hidratantes para banho com enxague. Eu garanto que a sensação e o toque à pele vão te convencer! Quer apostar? 😄

Proteja a saúde dos lábios.

A pele labial é bastante sensível e sofre muito com o frio do inverno. Descamações, irritações e rachaduras podem incomodar muito! Lembre-se de hidratar também essa área repetidamente com produtos específicos. Além disso, evite de ficar passando saliva nos lábios com o intuito de hidrata-lo, porque o efeito é totalmente contrário já que o pH da saliva irrita a mucosa labial, combinado?

Aposte na água termal.

A água termal é uma forma suave, porém eficaz de hidratar a pele. Ela é extraída de fontes termais especiais, e possui propriedades hidratantes, calmantes e regenerantes, que ajudam no cuidado com a pele também no clima frio do inverno. Algumas borrifadas durante o dia promovem uma sensação de frescor inigualáveis! Use e abuse!

Protetor solar continua sendo lei.

Algumas pessoas acham que pelo fato da temperatura estar mais agradável no inverno, elas não precisam se proteger contra os raios solares, mas isso é um erro gravíssimo! Nunca se esqueça de aplicar e reaplicar o protetor solar, mesmo nos dias nublados e frios!

Invista em tratamentos estéticos.

Essa estação é muito apropriada para a realização de alguns procedimentos dermatológicos que requerem menor exposição ao sol e tratamentos clareadores ou com ácidos e até mesmo sessões de depilação mais duradouras.  Nossas indicações são:

Então, o inverno não é desculpa para que a nossa pele fique ressecada. Aproveite essa estação e garanta ainda mais viço e beleza à sua pele! Gostou desse artigo e tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em responder você!

Até a próxima! 😘

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!