Descubra os tipos de Peeling e os benefícios para a sua pele

Olá, pessoal!

Se o seu desejo é conquistar uma pele bonita e bem cuidada, provavelmente já ouviu falar do Peeling, certo? Para isso, decidimos explicar algumas das técnicas desse tratamento, todas oferecidas aqui na Inova Clinic, esclarecendo os objetivos de cada uma delas para que você busque a opção que mais combina com o seu caso.

Você sabe o que significa Peeling?

Na tradução literal da língua inglesa, o verbo to peel significa “descamação” ou “descascamento”, dando uma boa dica de como funciona esse tratamento que é uma das principais técnicas para cuidado e rejuvenescimento da pele.

Ao aplicar substâncias químicas testadas e controladas em locais específicos, o peeling visa remover células mortas e a camada mais superficial da pele, limpando a epiderme. Com isso, a renovação cutânea é estimulada para reduzir manchas, sinais resultantes da acne, dentre outras vantagens.

Eu sou indicada(o) para realizar um Peeling?

O peeling é um tratamento extremamente amplo, que é indicado para quase todas as pessoas que desejam uma pele bem cuidada. Lembre-se de informar ao dermatologista sobre outros tratamentos estéticos, especialmente na região do rosto, para que não haja uma descamação excessiva, combinado?

Os tipos de Peeling e seus benefícios para a pele

Muitos pacientes apresentam dúvidas sobre as diferenças e benefícios de cada tipo de peeling. Para elucidar todas essas questões, vamos listar cada um e suas respectivas vantagens para a sua pele e bem-estar, mas lembre-se que a melhor indicação de tratamento mais adequado deve ser esclarecido pelo seu dermatologista, combinado?

  • Peeling TCA: É o mais comum e conhecido dentre os peelings, também conhecido como peeling químico. É chamado de TCA devido à substância que ele utiliza durante o tratamento – o ácido tricloroacético -, seguido de uma máscara de creme terapêutica. Ele é indicado para tratamento de melasma (sinais escurecidos na pele), sardas, cicatrizes de acne, lesões solares, hiperpigmentação pós-inflamatória, rugas finas e fotoenvelhecimento (decorrente da alta exposição solar). É considerado um peeling médio, o que significa que a profundidade da renovação da pele é moderada. Assim, é mais indicado para combater rugas suaves e manchas superficiais.
    O TCA, por sua vez, não é indicado para diabéticos.
  • Peeling Retinóico: O ácido retinóico, que dá nome por ser utilizado neste tratamento, é uma das substâncias consideradas mais eficazes no tratamento da pele, especialmente para o fotoenvelhecimento. Este peeling já é considerado mais profundo e é indicado para uma limpeza consistente da pele, visando melhorias na textura, luminosidade e elasticidade cutânea. O ácido retinóico também tem o objetivo de reparar e estimular a produção de colágeno na nossa pele, substância natural que é a principal responsável pela sua elasticidade. Quando aplicado em forma de creme, geralmente seu uso é indicado à noite, uma vez ao dia. Dependendo dos objetivos, o tratamento é realizado em aplicações semanais no consultório.
  • Peeling Jessner: Esse peeling é altamente indicado para peles morenas e altamente sensíveis que necessitam tratamento para remoção de manchas superficiais, sendo muito utilizado para acne e outras lesões. A solução de Jessner é um composto formado por ácido salicílico, ácido lático e resorcina, que é bastante eficaz no controle da oleosidade da pele.
  • Peeling Cristal: Esse nome chama a atenção de qualquer um, não é? O peeling de cristal leva esse nome porque seu tratamento é diferente dos outros. Ele consiste em lançar, através de um equipamento especializado, microcristais de óxido de alumínio sobre a pele. Com isso, seu maior diferencial é não utilizar substâncias abrasivas, pois essas unidades de cristal produzem uma esfoliação mecânica, que visa renovar suavemente a camada superficial da pele ao retirar manchas suaves de acne, cravos, dentre outros, e estimular o crescimento de uma nova camada, mais luminosa.
  • Peeling de Fenol Hetter: Esse peeling é uma versão mais suave do peeling de fenol e leva este nome pois foi conceituado pelo cirurgião plástico norte-americano Gregory Hetter. O peeling de fenol hetter é ideal para redução de rugas finas e médias, combate de manchas de sol e marcas causadas pela acne. Um dos seus benefícios é reduzir o tempo de recuperação, que dura em torno de 7 dias, tentando promover a estimulação de colágeno e por conseguinte rejuvenescendo a pele.

Mais alguns segredos sobre o Peeling

Algumas pessoas acreditam que o peeling só pode ser realizado no rosto, mas isso é um mito! Manchas na pele, oleosidade excessiva, acne e fotoenvelhecimento podem ocorrer em qualquer local. Por isso, é importante consultar sempre um dermatologista qualificado que irá lhe indicar o tratamento mais adequado para a sua pele.

Uma outra dica de ouro é se atentar que o inverno é a época ideal para realizar qualquer tipo de peeling, pois as temperaturas mais baixas favorecem a cicatrização! Além disso, como se deve evitar a exposição solar, a estação fria pode ser sua grande aliada.

Se tiver qualquer dúvida sobre peeling, dermatologia e procedimentos estéticos em geral, entre em contato com a Inova Clinic! Aguardamos ansiosos sua mensagem e quem sabe já não agendamos uma visita?

Saiba mais sobre