Dúvidas frequentes sobre fortalecimento das unhas

As unhas também podem sinalizar que alguma coisa no organismo não vai bem. Nos casos mais comuns, o problema é enfraquecimento e descamação da unha, que pode ser resolvido com uma alimentação balanceada, vitaminas, e com bases manipuladas, que vão deixar as unhas fortes e saudáveis. A dermatologista Alessandra de Melo tira algumas dúvidas sobre o assunto.

 

1)        Quais são os alimentos mais indicados para o fortalecimento das unhas? 

Os principais alimentos para fortalecimento das unhas são aqueles que compõem o grupo de alimentos do complexo B, Vitamina C e E. Ovo, Carne, grãos integrais, lacticínios são alguns exemplos de Vitamina B. Já ingerir alimentos como laranja, mamão tangerina, limão, são ricos em vitamina C. Já vegetais folhas verdes, sementes, nozes, são alguns exemplos de alimentos Vitamina E.

2) Existem alguns mitos e verdades em relação ao tratamento das unhas. Lixá-las em formato quadrado as deixa mais fracas?

O formato da unha não interfere tanto. A escolha por redonda ou quadrada vai de uma decisão estética, e, claro, quem tem unha encravada ou é propenso a ter, deve priorizar o formato quadrado. Mas sobre o hábito de lixar, o que deve ser evitado é lixar em cima da unha. É muito prejudicial, pois retira as camadas de queratina da unha, ela fica mais opaca, retira seu brilho natural, deixando-as fracas, finas e mais vulneráveis.

3) O fortalecimento ajuda no crescimento das unhas? De que forma?

Com certeza. Não só a ingestão de alimentos que contribuem para o fortalecimento como o uso de produtos específicos para a unha ajuda a unha a crescer mais saudável e firme. A base fortalecedora, por exemplo, quando rica em agentes hidratantes e óleos especiais ajuda a reestabelecer a estrutura, aumentando a elasticidade e resistência da unha.

4) As bases para unhas, ajudam no crescimento e fortalecimento? Quais são as mais indicadas?

Sim. Inclusive o uso da base correta é o que protege a unha do esmalte, que muitas vezes, por ser colorido, possuem agentes químicos prejudiciais à unha. Por isso é importante investir em uma base fortalecedora que tenha ativos especiais como óleos essenciais com macadâmia, por exemplo, além de agentes hidratantes como ´D-Pantenol’, entre outros ativos.

5) Alguns remédios são manipulados especificamente para quem quer fortalecer as unhas. Em quais casos esses manipulados são indicados?

Os manipulados são indicados em qualquer situação. Depende da preferência do paciente. Pois hoje já temos no mercado opções excelentes de bases fortalecedoras com agentes ativos essenciais no fortalecimento das unhas. O benefício do manipulado é que ele é algo mais individualizado e podemos incluir em uma mesma base um composto mais forte de ativos para obter um resultado um pouco mais rápido.

6) Quais são algumas dicas de tratamento para quem quer fortalecer suas unhas?

A dica é manter uma rotina de cuidados básicos como passar hidratante próprios para unhas e cutículas fazendo uma massagem na região para o produto ser melhor absorvido. Também é importante ficar sem esmalte por uns dias e, antes de pintá-las, utilizar uma base recuperadora ou fortalecedora rica em queratina ou uma combinação de base com outros princípios ativos como óleos essenciais ou agentes hidratantes.

 

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!