O verão é a estação preferida dos brasileiros. Nesta época, que coincide com as férias escolares, aumentam as atividades e esportes ao ar livre, passa-se mais tempo na praia ou piscina e ficamos mais tempo expostos ao sol. A combinação de sol, calor e praia pode ser prazerosa, mas é preciso cuidado redobrado com a pele, cabelos e olhos para aproveitar com saúde esta época do ano. Vamos dar uma série de dicas no blog ao longo do verão para aproveitar esta época de forma saudável. O texto de hoje é sobre proteção solar.

Proteção solar

As opções de protetores solares são muitas: existem os específicos para rosto, para corpo, com ação hidratante e até os clareadores e com vitamina C, por isso vale a pena consultar um dermatologista, que avalia se o paciente precisa de um filtro para o dia a dia, se é um filtro para uma paciente que tem manchas ou melasma ou, ainda, se o paciente tem acne, rosácea e pele sensível. O protetor solar deve ser usado sempre e cada tipo de pele pede um tipo específico.

Geralmente, peles secas pedem protetor em creme, que hidrata. Dê preferência para os que contenham na composição água e óleo.

Já quem tem pele oleosa deve usar filtro em gel-creme ou loção livre de óleo. Filtros em spray são mais práticos para os homens ou quando se quer reforçar a proteção e pode ser usado por cima dos em cremes. Para quem pratica esporte ou fica muito tempo na água têm os produtos mais resistentes ao suor e a água, protegendo bem por até 2 horas.

Os alérgicos podem investir nos do tipo físico. Já quem tem melasma, deve evitar a exposição direta ao sol e usar filtro solar com base, que reforça a proteção.

Repasse o protetor de duas em duas horas

O protetor solar deve ser repassado sempre que sair do mar ou piscina, após se enxugar, e ser retocado de 2 em 2 horas. Não adianta passar uma camada fina. Uma família de quatro pessoas que fica muito tempo na praia precisa gastar um tubo de protetor solar por dia.

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!