Cabelos pedem cuidados reforçados

Na estação mais quente do ano, não é só a pele que precisa de cuidados intensificados. A exposição aos raios solares, a água do mar e o cloro da piscina também danificam os cabelos. Os grãos de sal além de ressecarem os fios também funcionam como uma lente de aumento intensificando a ação do sol. A água da piscina, por exemplo, agride mais os cabelos do que a água do mar. Isso acontece porque os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios. Alteram, inclusive, a cor dos loiros. Por isso, é importante proteger o cabelo.

Deixar o cabelo secar com água do mar danifica os fios. Então, depois do mergulho, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral.

As loiras que ficaram com os cabelos verdes por causa do cloro da piscina, podem usar shampoos antirresíduos uma vez por semana (nunca mais do que isso). Para não agravar a situação, evite químicas pesadas ou qualquer dano térmico frequente. Aparar as pontas ajuda, assim como aplicar cremes específicos de reparação. Mas não aplique o creme na raiz para não dar caspa. Faça hidratação uma ou duas vezes por semana, deixando o produto escolhido por uns 30 minutos no cabelo, com uma touca simples de banho. Os condicionadores a seco são uma ótima opção para praia e piscina, pois hidratam e são práticos de aplicar. Outra dica para os fios que ressecam é borrifar água termal que ajuda a proteger do vento.  A água termal contém uma quantidade maior de sair minerais e tem poder hidratante, tanto para os cabelos quanto para a pele. Hidratar com óleos essenciais pode ser uma boa opção, mas o ideal é que sejam passados sempre nas pontas.

Não prenda as madeixas com elásticos muito apertados, porque quando tirá-los ou mergulhar no mar, pode danificar ainda mais os fios. Para passar o verão com os fios fortes e bonitos, os chapéus e bonés são ótimos parceiros para evitar os danos causados pelos raios ultravioletas.

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!