Doenças de pele mais comuns no verão

Verão é sinônimo de calor, vida ao ar livre e muita praia e piscina. Porém, a combinação de umidade, temperaturas elevadas e concentração de muitas pessoas num mesmo lugar também propiciam o aparecimento de algumas doenças, comuns nessa época do ano.

O calor e a transpiração em excesso proporcionam o desenvolvimento de fungos e bactérias, que se reproduzem e podem provocar irritações na pele como coceiras, assaduras, alergias e micoses.

A pitiríase versicolor, mais conhecida como pano branco ou micose de praia, é uma das doenças mais comuns no verão. O tratamento é feito com aplicação de cremes e shampoos antimicóticos ou até por via oral quando a micose já está muito disseminada.

A exposição excessiva ao sol também leva ao aparecimento da herpes labial, pois pessoas com histórico da doença tendem a manifestar as lesões por causa da redução da eficiência do sistema imunológico provocados pela radiação UV. Com a imunidade baixa, a doença aparece. Para evitar as crises, é preciso reforçar a proteção solar, evitar tomar sol de maneira exagerada, ter  alimentação saudável e evitar situações que causem estresse.

As fitofotodermatoses são as queimaduras causadas pelo contato entre a pele e algumas frutas cítricas, como limão e laranja, somado à exposição solar. Essas queimaduras geralmente desaparecem em cerca de quatro semanas, mas podem levar meses para sumir. A prevenção é simples: é preciso lavar muito bem com água as regiões em que as frutas encostaram.

Fezes de cães e gatos na areia da praia podem estar contaminadas com o parasita “Ancylostoma caninum”, causador da doença conhecida como “bicho geográfico”. Em contato com a pele humana, a larva provoca lesões avermelhadas, que causam coceira, dor e formam um desenho na pele semelhante a um mapa. O tratamento da doença consiste na ingestão de um vermífugo receitado pelo médico.

Já a mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar pode provocar a chamada acne solar. Para evitá-la, é preciso lavar o rosto com sabonete ideal para o tipo de pele, usar tônicos mais adstringentes e usar filtros solares com base aquosa ou em gel, que deixa a pele mais seca.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!