A onicomicose é uma infecção que acomete a unha, causada por fungos.  O problema ocorre com maior frequência nas unhas dos pés, mas também pode acometer as unhas das mãos. Os fungos atacam a queratina da unha deixando-a frágil e propensa a deformações. A doença é causada por fungos que estão em ambientes úmidos e quentes, como banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas, mais propícios para o seu crescimento. Frequentar estes espaços descalço é um importante fator de risco para adquirir micose nas unhas.

O contato com o fungo por si só não costuma ser suficiente para se adquirir a doença. Geralmente, é preciso haver pequenas lesões entre a unha e a pele para que o fungo consiga penetrar por baixo da unha e se alojar. Também é necessário que a unha seja exposta frequentemente a ambientes úmidos para que o fungo possa se multiplicar com mais facilidade.

Em quem é mais comum

A onicomicose é uma infecção comum, acometendo cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos (que geralmente têm a imunidade mais baixa). Atletas também são um grupo de risco para o problema, pois costumam estar com os pés frequentemente calçados e úmidos pela transpiração, além de terem uma maior incidência de traumas nas unhas devido ao impacto das atividades físicas.

Como identificar

Os sintomas podem incluir esfarelamento da unha, mudança de cor, forte odor, e até descolamento. É importante procurar um dermatologista para ter certeza do diagnóstico.

Meios de contaminação

Os esmaltes, quando contaminados, podem ser o veículo de transmissão da doença para unhas saudáveis. Alicates e lixas compartilhadas também podem ser agentes transmissores, porque quando uma pessoa com micose usa lixa, espátula, alicate ou outro material de manicure, deixa fungos no instrumento. Se outra pessoa usar o objeto contaminado, entra em contato direto com os fungos e pega a infecção.

Tratamentos

É importante lembrar que o tratamento é demorado, e precisa de dedicação do paciente. As opções de tratamento mais conhecidas são medicamentos via oral, remoção da unha com cirurgia (nos casos mais graves) e esmaltes terapêuticos (na maioria dos casos), mas eles são demorados variando de seis meses a 2 anos, se seguidos à risca. Um tratamento mais recente e que tem dado ótimos resultados é com laser, que tem propriedade foto tóxica. O paciente sente um desconforto no momento da aplicação, mas perfeitamente suportável. O procedimento dura no máximo 10 minutos e o número de sessões depende do grau de acometimento da unha. O laser tem resultados mais rápidos do que os já citados.

 

Como prevenir o problema?

É interessante ter seu próprio material de manicure, incluindo alicates, lixas e esmaltes.  No caso de querer usar o que é oferecido pelo estabelecimento, basta conferir se o salão segue as normas de higiene e esterilização exigidas pela Anvisa. Também é interessante evitar áreas úmidas e quentes, que são os meios propícios para o crescimento de fungos.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!