Elas podem sim!

Ser mãe é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. No entanto, durante a gravidez muitas mudanças ocorrem no corpo: aumento da circunferência abdominal, surgimento de estrias, varizes, acne, manchas, entre outras modificações. A dermatologista Alessandra de Melo lista alguns desses problemas e os tratamentos que podem ser feitos nessa época da vida e que não afetam a saúde do bebê.

Acne

Por causa das alterações hormonais, a acne é um problema comum na gravidez. O problema geralmente aparece no primeiro trimestre da gravidez, quando aumenta a produção do hormônio progesterona.

Tratamento: o Led Azul é um dos tratamentos clínicos mais indicados. Ele apresenta forte ação bactericida, que elimina a bactéria “Propionibacterium acnes”. “Além de acelerar a multiplicação celular, os feixes de luz agem favoravelmente na recuperação da pele acometida pela acne, clareando as manchas”, explica a médica.

Inchaço

O inchaço é comum no final da gravidez porque o útero comprime as vias abdominais, resultando em retenção de líquido para os membros inferiores. Porém, deve ser sempre investigada, pois pode ser sinal de outros problemas mais graves como pré-eclâmpsia, pressão alta, trombose ou algum outro problema vascular pode estar por trás do problema.

Tratamento: quando causada pela compressão do útero, pode ser feita drenagem linfática manual, que auxilia no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, prisão de ventre e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante. Ela diminui a retenção de líquido, o que ameniza os inchaços típicos da gravidez, estimula a lactação, previne celulites e estrias, alivia as tensões musculares, combate o estresse, entre outros.

Cravos e oleosidade

As mudanças hormonais podem causar mais oleosidade na pele e cravos.

Tratamentos: De acordo com Alessandra de Melo, o peeling de cristal é um peeling mecânico, ou seja, suas substâncias não são absorvidas pelo organismo, podendo ser realizada durante a gravidez e ajudando a melhorar o aspecto da pele das futuras mamães sem causar danos ao bebê.
Faz uma esfoliação leve a moderada, retirando células mortas, ajudando a pele a se renovar e melhorando manchas e marcas de expressão.

A limpeza de pele também é muito útil nessa fase, pois
ajuda a combater cravos, espinhas e excesso de oleosidade.

Melasma

O melasma, aquela mancha de coloração escura, aparece no rosto de 70% das mulheres grávidas e em até 30% das que utilizam anticoncepcionais. Estas manchas podem ser tratadas na gravidez com cremes clareadores que não contenham ácido retinóico ou hidroquinona. Além disso, cremes com vitamina C podem ser usados. É indicado usar sempre protetor solar com proteção UVA e UVB. Lembrando que não é possível prever qual grávida terá o problema, portanto, é preciso usar proteção solar desde o início da gestação, tomando o cuidado de retocá-lo de 3 em 3 horas.

Estrias

A distensão exagerada da pele durante a gravidez, ganho de peso, alterações hormonais, tendência genética e sedentarismo podem interferir no aparecimento de estrias.

Tratamento: Para evitar estrias é indicado usar cremes hidratantes com óleos de amêndoas, de semente de uva, rosa mosqueta, ácido lático, à base de complexo AE (antielastase), entre outros. A ureia não deve ser usada.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!