A importância do colágeno para a pele

Muito se fala em colágeno e na sua importância para a manutenção da juventude da pele. Inclusive, o objetivo de quase todos os tratamentos dermatológicos é induzir a produção dessa substância. Mas você sabe o que é colágeno e a importância dele não só para a pele, mas para a saúde do nosso organismo de modo geral?

O colágeno é uma proteína presente naturalmente em nosso corpo e é responsável pela estrutura, elasticidade e firmeza da pele, tendões e ligamentos, sendo importante na estrutura de dentes e ossos. Porém, com o avanço da idade e com a interferência de hábitos externos como alimentação, estilo de vida, falta de proteção solar adequada, entre outros fatores, começa a ocorrer a degradação dessa substância.

A partir dos 30 anos e, em alguns casos, dos 25, acredita-se que a produção de colágeno caia 1% por ano, sendo que essa queda chega até a 30% na menopausa, impactando diretamente na renovação celular, que fica mais lenta. Isso reflete em uma pele mais opaca, desidratada, com tons irregulares, com menos firmeza e elasticidade. Ou seja: sinônimo de rugas e linhas de expressão.

Sendo assim, os componentes da pele, gordura, ossos, músculos e ligamentos passam por um processo de deterioração natural. Geralmente, o rosto, na juventude é como um triângulo invertido e representa o equilíbrio facial, com maçãs do rosto mais altas e marcadas e linha da mandíbula definida, marcando o contorno do rosto. Com a queda do colágeno e consequente processo de envelhecimento,  os coxins (pequenas bolsas de gordura presentes no rosto), por exemplo, deslocam-se para baixo, há perda óssea com frouxidão de ligamentos e músculos, podendo culminar na formação de olheiras, aprofundamento da linha entre o nariz e a boca (bigode chinês), alteração no contorno da mandíbula,  rugas de expressão e estáticas e a perda de colágeno e elastina, que resultam na chamada quadralização da face  e na perda do triângulo invertido.

Mas, felizmente, existem diversas maneiras de estimular e preservar colágeno. Conheça algumas.

Como preservar o colágeno?

A principal maneira é ter um estilo de vida saudável, bebendo muita água, evitando excesso de álcool, exposição solar em exagero, tabagismo e investindo em uma alimentação saudável: de preferência, ingerindo alimentos ricos em vitamina A, em ômega 3, lisina, vitamina C e licopeno. O uso do filtro solar e de cosméticos como a vitamina C, também ajudam. Outros ativos que auxiliam no estímulo de colágeno são o ácido glicólico, o ácido hialurônico, vitamina E, niacinamida e zinco.

Tratamentos indicados por dermatologistas e personalizados para a necessidade de cada paciente previnem e amenizam os efeitos do tempo. Lasers, radiofrequências, preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e fios de sustentação têm o objetivo de induzir a produção de colágeno, melhorando a espessura da pele, devolvendo volume, contorno e atenuando linhas e sulcos.

Saiba mais sobre