A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações

Muitas vezes confundida com espinhas, a rosácea é uma doença        vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, enquanto a acne é uma doença da glândula sebácea.

Ela pode ser percebida por um vermelhidão persistente ao final do dia ou após ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo. Além do eritema (vermelhidão) persistente ou recorrente, outros sinais da doença são telangiectasias (vasinhos dilatados na superfície da pele) e inflamações, representadas por pápulas (bolinhas vermelhas), pústulas (bolas vermelhas com pus) e edema (inchaço).

Tipos de rosácea

As lesões são comuns na região central da face, como nariz, bochechas, testa e queixo e podem ter 4 tipos diferentes da doença: a eritemato-telangiectasia é caracterizada por vermelhidão e aparecimento de vasinhos, a papulopustulosa é caracterizada por lesões que lembram espinhas e a fimatosa, a menos comum, pode deixar a pele mais espessa podendo até causar o alargamento do nariz. Por fim, existe a ocular, que provoca descamação próximo aos olhos, podendo atrapalhar a visão.

Causa

A origem não é conhecida, mas diversos fatores estão envolvidos no aparecimento entre eles genética, estresse, alterações hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes e ingestão de alimentos muito quentes.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, ou seja, feito pelo médico e apesar de não ter cura, a doença tem tratamento. É preciso evitar alguns fatores como bebidas alcóolicas, exposição solar exagerada e sem proteção, comidas quentes, entre outros.

Tratamento

No tratamento podem ser usados sabonetes adequados, proteção solar, antibióticos, isotretinoína oral em dose baixa, laser ou luz pulsada e até toxina botulínica. A toxina botulínica, age diminuindo a inflamação e a oleosidade na pele e regulando o fluxo sanguíneo nos vasos, o que melhora o vermelhidão causado pela doença.

Saiba mais sobre