Acne na gravidez: como tratar

As mudanças hormonais causadas pela gravidez podem provocar manchas, melasma, estrias e, em muitos casos, a acne gestacional.

Nas peles mais oleosas o problema é ainda mais comum. Não só a pele, mas o couro cabeludo também ficam mais oleosos, pelo aumento dos hormônios gonadotrofina coriônica e progesterona.  Quem teve acne na adolescência, também tem mais predisposição para ter acne durante a gravidez.

Quem apresenta tendência à acne ou já apresentou durante a adolescência têm maior predisposição em tê-la durante a gravidez, de acordo com Marçal. Já as pacientes com mais de 35 anos tem menos tendência em apresentar esse quadro.

As regiões mais afetadas são rosto, colo, ombros e costas. O problema costuma melhorar após o primeiro trimestre de gravidez

Como tratar 

Muitos tratamentos não podem ser feitos durante a gestação, mas a acne pode e deve ser tratada.

Dentre os ativos permitidos estão o ácido azelaico e o peróxido de benzoíla. O Led Azul é um dos tratamentos clínicos mais indicados. Ele apresenta forte ação bactericida, que elimina a bactéria “Propionibacterium acnes”. Alguns tipos de peeling, como o de cristal, também são recomendados.

A rotina de limpeza diária também deve ser seguida à risca com sabonetes próprios, uso do protetor solar e a orientação de um dermatologista, que irá orientar sobre produtos e procedimentos específicos para cada necessidade.

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!