Outono: rosto novo de novo;

Com a chegada do outono, é hora de os consultórios dermatológicos receberem pacientes interessadas em avaliar a pele e recuperar os danos provocados pelo excesso de exposição solar do verão. Os resultados da temporada do calor na pele se revelam sob a forma de manchas, rugas, linhas de expressão, oleosidade excessiva e piora do melasma.

Os tratamentos têm o objetivo de clarear, rejuvenescer e deixar a pele viçosa.  A limpeza de pele é o primeiro passo, para que a pele possa respirar e se revigorar. São extraídas impurezas, como cravos e espinhas. A esfoliação elimina as células mortas “abrindo” espaço para o nascimento de novas, impede que a oleosidade e impurezas se acumulem nos poros, o que gera as espinhas e cravos, e afina a textura da pele. As manchas mais leves podem ser tratadas em casa, com ácidos, porém sempre com acompanhamento médico. Para as manchas persistentes podem ser indicados peelings químicos e lasers, que tratam manchas, lesões de acne e rugas, superficiais e profundas.

PROCEDIMENTOS

Revitalizar a pele: hidratação injetável

Para quem sente a pele desvitalizada, com falta de hidratação e de brilho, por exemplo, pode realizar a hidratação injetável com ácido hialurônico. A substância é usada numa versão mais fluida, não para preencher, mas para hidratar a pele. A hidratação injetável age diretamente na camada mais profunda da pele, sem nenhuma barreira. Com a reposição da hidratação, a melhora da textura da pele é notável.

 

Melasma, manchas, poros dilatados, melhora da textura         

A versão mais recente do laser ND-Yag tem várias ponteiras com diferentes indicações de tratamento. O aparelho é muito versátil e trata todas as camadas da pele, tanto a superficial e média quanto a profunda.  Tem indicação para: rejuvescimento, flacidez, melasma, remoção de tatuagem, manchas, sardas, olheiras causadas por pigmentação, clareamento de virilha e axilas.

No tratamento do melasma tem sido bem eficiente. Ele emite pulsos de luz ultrarrápidos e sua energia é absorvida pelos melanócitos, células que produzem o pigmento escuro, a melanina. Isso faz com que a produção e a distribuição desse pigmento sejam controladas, evitando o efeito rebote, ou seja, que o problema volte de forma mais intensa quando a pele é exposta aos fatores que induzem o aparecimento das mancha, como exposição ao sol e ao calor, por exemplo.

 

Cicatrizes, rugas profundas, sarda branca: microagulhamento de ouro com radiofrequência

O microagulhamento de ouro com radiofrequência é uma novidade que pode ser usada para tratar rugas mais profundas, flacidez, leucodermia gutata ou solar, conhecida popularmente como sarda branca. O procedimento alia o microagulhamento com agulhas de ouro à radiofrequência, potencializando a contração das fibras de colágeno e de ácido hialurônico (preenchedor natural).  Também auxilia na penetração de clareadores, por exemplo, por causa dos microcanais criados pelas microagulhas (drug delivery, algo como entrega de medicamentos), potencializando o tratamento.

 

Flacidez corporal e facial: radiofrequência injetável

Já para o tratamento da flacidez facial e corporal é indicada a radiofrequência injetável. O procedimento pode ser realizado no rosto, pescoço, abdômen, joelhos e interno de coxas ou braços e para contorno facial e corporal e é ideal para os pacientes que têm flacidez de leve a moderada. O tratamento regenera a pele do paciente de dentro para fora, de forma bem natural, promovendo a retratação da pele em 3D com produção de colágeno a longo prazo.  O diferencial desta técnica é que por ser interna, ela consegue aquecer mais os tecidos, estimulando e remodelando o colágeno de forma profunda. O aparelho conta com uma câmera de infravermelho, que monitora a temperatura em tempo real. Com ela, o médico consegue fazer um aquecimento mais preciso e seguro.

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!