Como recuperar pele e cabelos após o verão

Após o verão, é o momento de cuidar dos estragos causados na pele e nos cabelos pelo excesso de exposição solar e a substâncias como sal, cloro e produtos químicos. A dermatologista Alessandra de Melo tira dúvidas sobre como se cuidar da melhor maneira para ter pele e cabelo saudáveis.

Por que a pele fica tão danificada após o verão?

Os estragos na pele são causados pelo acúmulo de luz ultravioleta, substâncias tóxicas e oleosidade. Os resultados negativos da exposição solar exagerada e sem proteção adequada são uma pele desidratada, manchas, piora do melasma, rugas e linhas de expressão.

E qual o passo a passo para reverter esses danos?

É preciso lembrar que os efeitos do sol são cumulativos e que se tomado em excesso e sem proteção, a exposição solar provoca manchas, envelhecimento precoce e pode causar câncer de pele. Portanto, a proteção solar deve ser diária, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Os tratamentos realizados para melhorarem a pele após o verão clareiam, rejuvenescem e deixam a pele viçosa e mais bonita. A limpeza de pele é o primeiro passo: são extraídas impurezas, como cravos e espinhas. A esfoliação pode ser feita em casa e semanalmente e  elimina as células mortas que ficam na superfície da pele, “abrindo” espaço para o nascimento de novas. O procedimento impede que a oleosidade e impurezas se acumulem nos poros, o que gera as espinhas e cravos. A esfoliação também afina a textura da pele. As manchas mais leves podem ser tratadas em casa, com ácidos, porém sempre com acompanhamento médico. Para as manchas persistentes podem ser indicados peelings químicos e lasers, que tratam manchas, lesões de acne e rugas, superficiais e profundas. Também

Por que os cabelos ficam danificados com a ação do sol, mar e piscina? O que fazer para protegê-los?

 Assim como penetram na pele, os raios UVA e UVB também penetram nas madeixas e causam danos na composição estrutural dos cabelos, provocando oxidação, o que deixa o fio mais claro. Porém, engana-se quem pensa que é algo positivo pelo cabelo estar sendo clareado “naturalmente”: na verdade isso significa que o fio perdeu sua proteção contra a luz. O sol também causa alterações na queratina e nas ceramidas, que unem as cutículas dos cabelos, deixando os cabelos ásperos, sem brilho, frágeis e quebradiços.

 Como recuperar os fios?

 Para quem se expôs muito ao sol e teve o cabelo danificado, uma dica é fazer hidratação semanal em casa ou em salões e clínicas especializadas. Ela é fundamental para devolver a umidade aos fios e pode ser feita uma vez por semana. Um bom corte também pode melhorar o aspecto dos cabelos, já que elimina pontas duplas e ressecadas. Para os fios mais danificados o laser capilar contribui para revitalização da fibra e na aceleração do crescimento dos fios. Em determinados casos, o tratamento capilar a laser pode ser complementado com a aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo ou por via oral.

Quais cuidados gerais para manter a saúde dos cabelos e pele?

Tomar banhos mornos e rápidos com sabonete com pH fisiológico e emoliente. Os sabonetes fisiológicos em gel à base de proteínas do leite ou de mel são os ideais para a recuperação da pele. Usar um bom hidratante corporal e facial e indicado para o seu tipo de pele, beber pelo menos dois litros de água, manter uma alimentação saudável.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!