Pele sensível

Quem tem pele sensível sabe que ela tem que ter cuidados especiais. Essa sensibilidade pode ser tanto genética como ocasionada por fatores externos. A pele sensível costuma ser mais fina e frágil e reage de forma excessiva a fatores externos como sol, calor, frio, poluição, cosméticos e tratamentos estéticos ou a internos como estresse, alimentação, ingestão de álcool, entre outros.

Entre as características da pele sensível estão vermelhidão, ardência, descamação leve e sensação de “repuxo”.  Essas reações podem afetar todos os tipos de pele, sejam elas oleosas, mistas, normais ou secas.

Cuidados

Quem tem pele sensível deve buscar ajuda especializada de um dermatologista que vai indicar os tratamentos e cuidados domiciliares de acordo com as características de cada pele. É muito importante evitar os fatores que desencadeiam os sinais típicos da pele sensível como alguns produtos, alimentos com corantes ou picantes, temperaturas extremas, entre outros.

Vermelhidão

Um dos sinais mais comuns das peles sensíveis é o vermelhidão aparente. Usar produtos com propriedades anti-inflamatórias, com ação calmante e refrescante é uma ótima pedida.

Use produtos para pele sensível

Quem tem pele sensível deve usar produtos – sabonetes, hidratantes, filtros solares e demais cosméticos – para este tipo de pele, pois eles costumam ter ativos calmantes que reforçam a barreira de defesa natural da pele, estimulam a renovação celular e equilibram o pH da pele.

Hidratação

A hidratação é um passo indispensável na rotina skincare de quem tem a pele sensível. Os hidratantes à base de água ou específicos para este tipo de pele são os mais recomendados. Hidratar a pele, principalmente pela manhã, é muito importante para criar uma barreira de proteção contra agentes externos.

Proteção solar

A exposição solar sem proteção adequada costuma sensibilizar ainda mais as peles sensíveis.  Como todos os outros produtos, o filtro solar tem que ser livre de ingredientes que possam causar irritação e alergias e ele deve ser reaplicado constantemente para proteger a pele não só dos raios UVA e UVB, mas também da luz emitida pelas telas do celular, computador, notebook, lâmpadas e TVs.

 

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!