Cuidados com a pele no outono

Uma das maiores queixas em relação a pele é com a mudança de estação. No outono e inverno, o corpo e o rosto sofrem com o ressecamento, já que o clima frio e seco colabora para que a pele fique ressecada, os poros e a aspereza aumentam e as rugas ficam aparentes, diminuindo o viço.

O outono é a época ideal para realizar tratamentos dermatológicos, pelo clima ameno e pela menor exposição ao sol. Isso eleva o grau de segurança e garante uma recuperação mais confortável em vários tipos de procedimentos. Após alguns processos – como peeling, laser CO² fracionado, dentre outros, para clareamento da pele e tratamentos de redução e prevenção de rugas e marcas de expressão – é comum reações como descamação, ardência, aspereza e vermelhidão. Por isso, a importância de não se expor ao sol e manter os cuidados para o resultado ser o melhor possível.

Veja algumas dicas para manter a saúde da pele, que são simples e podem ser incluídos facilmente na rotina do dia a dia.

Cuidados

– O uso do filtro solar é indispensável, mesmo em dias nublados. Ele irá proteger o rosto e outras áreas expostas dos raios nocivos do sol, que podem causar doenças e envelhecimento precoce.

– Cremes para usar no outono não precisam ser necessariamente diferentes dos de verão. Mas a hidratação deve ser mais intensiva. Quem apresenta pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera, ureia. Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Peles oleosas necessitam das opções em forma de gel (oil-free), que cumprem a função de proteger do frio e minimizar o aparecimento de cravos e espinhas.

– A esfoliação é importante para a pele oleosa e também para as peles negras, que tende a adquirir aspecto acinzentado ou esbranquiçado durante o processo de renovação celular. Ao remover as células antigas, a pele fica preparada para uma hidratação homogênea.

– É necessário destacar que a hidratação é feita de dentro para fora. Portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.

– Evite banhos muito quentes e prolongados e o uso constante de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada.

– Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial.

– Limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele vai respirar melhor e estar preparada para a aplicação do hidratante e/ou outros produtos indicados pelo dermatologista.

– Visite o dermatologista. É ele que vai avaliar e indicar tratamentos e cuidados específicos para seu tipo de pele.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!