Dúvidas comuns sobre estrias

As estrias se formam quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão.  As avermelhadas são as mais recentes, tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultados, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

Já as brancas são mais antigas. Elas têm esta cor, pois a melanina não é mais produzida onde as fibras se rompem. Nessa fase, os tratamentos conseguem apenas estreitá-la.

Abaixo, vamos responder algumas das principais dúvidas sobre o problema:

Alimentação errada ou efeito sanfona podem causar estrias?

Sim.  Tanto a má alimentação como o efeito sanfona podem causar estrias. O consumo exagerado de carboidratos simples (como doce, sal e gorduras), favorece a retenção de toxinas que prejudicam a qualidade da pele. Se a má alimentação for combinada ao sedentarismo resulta na diminuição da elasticidade cutânea, o que provoca o rompimento do tecido e, consequentemente, a formação de estrias. Por isso, o ideal é investir em refeições completas e balanceadas e também fazer exercícios físicos. Já com a oscilação de peso, as fibras de colágeno na derme/hipoderme, camadas mais profundas da pele, se rompem e acabam ficando evidentes.O mesmo vale para o aumento de massa muscular rapidamente, assim, é melhor evitar suplementos ou medicamentos que aceleram o crescimento dos músculos.

Engravidei e fiquei com estrias na barriga. Como tirá-las?

O melhor tratamento para estrias antigas é o promovido pelo laser co2. O tratamento pode ser combinado a outros com o uso de ácidos, microdermoabrasão e radiofrequência.  A subcisão, que tem a intenção de estimular o processo de produção de fibras da pele, também pode ser uma opção. Uma agulha “bisturizada” é introduzida na região da derme/hipoderme e são realizados movimentos de vai e vem que estimulam o local e acentuam o mecanismo de regeneração do tecido. O procedimento é realizado sob anestesia local. Mas ele só melhora o aspecto da estria, não altera a coloração.

 

Qual é o melhor tratamento para as estrias?

Depende. É preciso avaliar para indicar um ou a combinação de mais tratamentos. Mas costumamos usar o laser co2. Em especial as máquinas com tecnologia ultrapulse, já que ele penetra mais profundamente na pele e por esse motivo promove uma destruição maior dos tecidos lesionados, promovendo produção de colágeno e melhorando o aspecto da pele. A radiofrequência microagulhada de ouro também pode ser uma opção. Ela une duas tecnologias (radiofrequência e microagulhamento de ouro) que, juntas potencializam a contração das fibras de colágeno. O calor da radiofrequência somada à ação das microagulhas de ouro promovem um microtrauma na estrutura da pele, estimulando síntese de novo colágeno. Já o laser ultrapulsado atinge as camadas mais profundas da pele, renovando a área afetada. Podem ser feitos juntos ou separadamente.

E tem ainda o preenchimento, indicado para estrias brancas, as mais antigas. O preenchedor escolhido pelo dermatologista é aplicado nas depressões, nivelando as lesões atróficas, estimulando a produção de colágeno e deixando a pele mais firme e uniforme do que antes do tratamento.

 

Existe algum produto para disfarçar as estrias?

Os autobronzeadores são uma boa opção. Eles ajudam muito a disfarçar a estrias, dando um tom dourado numa área que normalmente não se bronzeia. Deve ser aplicado por três ou quatro dias, para obter melhor resultado de cobertura. Depois disso, aplicando-se uma vez por semana já se mantém a cor. O bronzeado fica melhor em peles douradas, pois a cor que esses produtos oferecem, combinam com esse tom de pele. Já para quem tem a pele clara ou rosada, os autobronzeadores podem dar um tom meio amarelado e aparecer se não forem bem espalhados, por isso, é bom escolher um produto mais fraco, mais suave.

 

Produtos anunciados na televisão, como cicatricure, realmente funcionam contra estrias?

Não. Eles podem melhorar muito pouco o aspecto de estrias vermelhas, mas geralmente só promovem uma hidratação maior da região.

 

Qual a importância da genética no aparecimento das estrias?

O fator genético é muito importante no risco do aparecimento de estrias. Pessoas que apresentam casos de estrias entre parentes podem ter mais propensão, devido às características genéticas.

 

Meu filho tem 14 anos, passa muito tempo sentado em frente ao computador. Isso pode estar relacionado às estrias que estão aparecendo nas costas dele?

 Isto provavelmente está relacionada a fase de estirão, comum na adolescência. O surgimento de estrias durante a puberdade é comum devido ao crescimento acelerado nesta fase da vida. O crescimento muito rápido que ocorre nesta fase não permite que a pele se adapte ao novo contorno do corpo, fazendo com que as fibras de sustentação da pele se rompam.

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!