Esfoliação corporal a seco

Entre os rituais que têm feito sucesso, inclusive entre famosas com Mariana Goldfarb, é a escovação corporal a seco. Herança da Medicina Ayrveda (medicina indiana), a prática é milenar e consiste na esfoliação do corpo usando apenas uma escova de cerdas naturais, fazendo movimentos suaves, mas firmes e circulares.

Além de esfoliar a pele, removendo células mortas e desobstruindo os poros, o que favorece quem sofre com pelos encravados, o método também ativa a microcirculação. Entre os benefícios também está o estímulo do sistema linfático, pois auxilia no metabolismo e na liberação das toxinas que se acumulam no tecido adiposo sob a pele. Inclusive, há relatos de melhora até da celulite mais suave, já que a ação mecânica atua na inflamação acumulada da gordura.

Como fazer      

Use uma escova de cerdas naturais, as de bambu são mais usadas, e a reserve somente pare este ato. Os movimentos devem ser circulares, suaves, mas firmes. Lembre-se que o ritual deve ser um momento de autocuidado, portanto, prazeroso. Pense que está fazendo uma massagem em si mesma e dose a força. A massagem deve ser revigorante e não machucar ou agredir a pele.

Como o nome diz, a pele não deve ser umedecida nem com água, nem com nenhum tipo de óleo ou creme.

Os movimentos devem ser de baixo para cima, começando pelos pés, passando pelas pernas, abdômen, braços e colo. Na barriga, os movimentos devem ser circulares. O hábito deve ser finalizado com um bom banho e uma boa hidratação.

A frequência das esfoliações depende da necessidade de cada um, mas costuma ser feita quinzenalmente. Peles muito secas pedem um espaçamento maior e as sensíveis, alérgicas ou com dermatites devem evitar o ritual.

De qualquer forma, é indicado que se busque a orientação do dermatologista para aderir ao ritual.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!