Raspar a língua

Você deve ter visto e lido em muitos lugares que um novo hábito que está em alta é o de raspar a língua. Mas será que o costume realmente traz benefícios para a saúde ou é só moda?

A raspagem da língua é uma técnica milenar da medicina ayurveda, que tem o objetivo de eliminar as toxinas do nosso organismo.

De acordo com orientações ayurvedas, expelimos toxinas durante o sono e algumas acabam se fixando na língua. Por isso, o recomendado é incluir esse autocuidado como o primeiro ao acordar, antes mesmo de escovar os dentes.

Raspar a língua ajuda a remover a saburra lingual, aquela massa esbranquiçada que fica na língua e pode causar mau hálito e até algumas doenças bacterianas se o sistema imunológico não estiver fortalecido.

Os benefícios com a prática são: um paladar mais apurado,  bom hálito, equilíbrio da flora bacteriana e aumenta o Agni, o fogo digestivo do nosso organismo.

Como raspar?

Como já falado, segundo a medicina indiana Ayurveda, a raspagem da língua deve ser feita logo no início da manhã, ainda em jejum e antes mesmo de tomar água. Raspe de forma suave. Três ou cinco vezes é suficiente.

Os raspadores mais indicados são os de cobre ou aço inoxidável, pois são mais fáceis de limpar. Inclusive, os de cobre têm função antibacteriana. Mas dá pra usar uma colher para essa finalidade.

Alguns benefícios:

Eliminar toxinas;

Melhorar o hálito; aumenta o Agni, o fogo digestivo do nosso organismo e, por isso, melhora a digestão;

Saúde bucal;

Massagem do órgão língua e dos outros órgãos internos, pela conexão que é feita entre eles através da língua;

Melhorar as funções imunológicas do nosso sistema.

Saiba mais sobre