Cuidados com a pele no inverno

O inverno começou hoje e nesta estação, a pele sofre com as alterações de temperatura, que fica mais baixa, e fica mais ressecada, o que piora ainda mais com banhos longos e muito quentes. Por isso, nada melhor do que apostar em uma boa hidratação. Seguem dicas de como enfrentar essa época do ano sem prejudicar a pele.

1) Cremes para usar no inverno não precisam ser necessariamente diferentes dos de verão. Mas a hidratação deve ser mais intensiva. Quem apresenta pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera, ureia. Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Peles oleosas necessitam das opções em forma de gel (oil-free), que cumprem a função de proteger do frio e minimizar o aparecimento de cravos e espinhas.

2) Não tomar banhos muito quentes e demorados. Após o banho ou quando lavar o rosto ou as mãos use hidratantes.

3) A esfoliação é importante para a pele oleosa e também para as peles negras, que tendem a adquirir aspecto acinzentado ou esbranquiçado durante o processo de renovação celular. Ao remover as células antigas, a pele fica preparada para uma hidratação homogênea.

4) É necessário destacar que a hidratação é feita de dentro para fora. Portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.

5) Evite banhos muito quentes e prolongados, e o uso constante de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada.

6) Mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial. Aliás, existem filtros associados a hidratantes.

7) Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial.

8) Limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele vai respirar melhor e estar preparada para a aplicação do hidratante e/ou outros produtos indicados pelo dermatologista.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!