Tratamentos para o temido “código de barras”

As rugas labiais, também conhecidas por “código de barras”, são resultado do envelhecimento cronológico, de predisposição genética e de maus hábitos cultivados ao longo da vida. Elas são comuns depois dos 40 anos e surgem, principalmente, por conta da genética, em fumantes ou em quem pegou muito sol sem proteção.

Essas rugas são chamadas de rugas periorais verticais e se formam após lesões nas 3 camadas da pele: há hipertrofia muscular, fibrose da pele e tem o dano epidérmico. Se não tratadas vão piorando progressivamente.

Os lábios merecem cuidados diários. Eles são pobres em glândulas sebáceas e estão expostos a fatores externos como sol, vento e poluição, o que favorece o ressecamento e envelhecimento.

Para retardar o surgimento de rugas é importante usar gloss, balms ou batons que contenham na composição óleos hidratantes e filtro solar, pois eles deixam a boca bonita e protegida ao mesmo tempo. Além do código de barras, o processo de envelhecimento também deixa os lábios mais finos, desbotados e os cantos ‘caem’.

Listamos aqui alguns tratamentos preventivos que podem ser realizados a partir dos 35, 40 anos.

Os tratamentos

Radiofrequência monopolar

Trata áreas delicadas como a boca e é indicado para prevenir e tratar o código de barras.  O procedimento tem o objetivo de aquecer e estimular a produção de colágeno, tratando a flacidez. A aplicação do aparelho é pontual e funciona por meio da emissão de calor controlada. Sendo assim, o médico pode chegar a uma temperatura mais alta sem incomodar o paciente.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico nesse caso é indicado para preencher as rugas, com o objetivo de amenizar as linhas verticais.

Hidratação com ácido hialurônico

A hidratação injetável é um procedimento que também é realizado com ácido hialurônico injetável, mas numa versão mais fluida, usado não para preencher, mas para hidratar a boca, amenizando o “códigos de barras”, quando no início. Ela age diretamente na camada mais profunda da pele, sem nenhuma barreira. Com a reposição da hidratação, a melhora da textura da área tratada é notável.

Eletrocautério

Tecnologia com descarga elétrica controlada que consegue reduzir as linhas verticais dos lábios em algumas sessões. O aparelho emite uma corrente elétrica que desencadeia um processo inflamatório localizado com o objetivo de estimular a produção de colágeno e a melhora das fibras elásticas.

Ultrassom microfocado

Indicado para flacidez facial, rugas e contorno do rosto, o ultrassom microfocado provoca coagulação, estimulando fibras musculares e colágeno, facilitando a aderência da pele.

Laser Ultrapulsado

Conjuga três tecnologias com a emissão de raios de forma fracionada, ultrapulsada e colimada. Este laser libera alta energia em rajadas sequenciais (pulsadas e fracionadas) que atuam profundamente na pele de forma controlada. Geralmente são indicadas de 1 a 3 sessões.

Saiba mais sobre