Sono da Beleza

Além de descanso e disposição, uma boa noite de sono pode proporcionar uma pele bonita e saudável. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os danos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição.

Um estudo publicado no periódico Nature Cell Biology por por cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, comprovou que durante o sono estruturas minúsculas feitas de colágeno são reabastecidas. O colágeno garante integridade, elasticidade e força ao tecido conjuntivo do corpo.

Durante o sono também ocorre maior liberação do GH, o hormônio do crescimento, responsável pela renovação celular do corpo. Ele é muito importante para estimular a renovação da cútis e este é o período com a maior produção de colágeno.

Outro hormônio que beneficia a pele é a melatonina. Tem ação antiradicais livres, ou seja, antienvelhecimento. Esse hormônio é produzido à noitinha, portanto, dormir cedo é uma boa pedida para mantê-lo nos níveis adequados. Durante o sono ainda temos uma melhor circulação o que nos proporciona ação drenante. Como o sono tem ação reparadora, ele também influencia nos cabelos.

Em relação às olheiras, quando dormimos liberamos melatonina, e quando dormimos mal a sua liberação fica prejudicada também. Isso faz com que fiquemos mais pálidos. A região abaixo dos olhos é muito vascularizada, portanto, quando ficamos pálidos a circulação ali fica mais evidente, causando as olheiras. Porém, as olheiras também podem aparecer quando há carência de ferro no sangue, nos deixando pálidos também. Portanto, dormir bem melhora o aspecto da região embaixo dos olhos.

Quantas horas são indicadas para dormir por dia?

O número de horas de sono ideal para reparar as energias gastas costuma ser em média de seis a oito horas por dia. No entanto, para alguns cinco horas por noite são suficientes para enfrentar as tarefas diárias, outros passam o dia cansados se não dormirem nove ou dez. Como regra, os mais velhos necessitam de menos horas de sono do que as crianças e os adolescentes.

Diferenças no metabolismo de quem acorda cedo ou tarde

Há diferenças no metabolismo de quem acorda cedo ou tarde. As diferenças são no ciclo hormonal fazendo que os períodos metabólicos sejam diferentes. Ou seja, o organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência. Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos a melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo. Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio-dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e à noite, quando tem mais energia.

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!