Rotina de beleza asiática

Rotina de beleza é basicamente os cuidados, sejam diários, semanais ou mensais que mantemos com a pele, cabelos e unhas. Geralmente, os cuidados com a pele devem ser estabelecidos após uma consulta com o dermatologista, que leva em conta idade, tipo de pele e o nível de agressão sofrida pela pele para estabelecer a rotina que deve ser feita em casa e também indicar tratamentos realizados no consultório, caso seja necessário. A rotina de beleza em casa, geralmente, inclui higienização, limpeza, tonificação, esfoliação, hidratação, proteção solar e cosméticos ou medicamentos específicos. A periodicidade também deve ser indicada pelo médico.

A rotina de beleza das orientais virou sucesso desde 2018 e desde então conquistou as brasileiras. Mas por que ela está tão em alta? Não só as coreanas, mas as orientais de modo geral, geralmente aparentam ser mais jovens do que são, porém, as coreanas são conhecidas por terem uma pele que beira a perfeição, sem manchas, rugas, sem poros aparentes e com tônus e luminosidade, a chamada “pele de porcelana”.

Elas são ensinadas desde crianças a cuidar da pele e a rotina de cuidados podem ter de 10 a 14 etapas que incluem: retirar a maquiagem com um óleo-emulsão, lavar o rosto com uma espuma de limpeza, esfoliar, tonificar, preparar a pele com um essence, fazer uma máscara facial, hidratar o rosto com um sérum, cuidar da região dos olhos, hidratar o rosto e caprichar no protetor solar.

O grande diferencial está nestas muitas etapas da rotina de tratamento com a pele. Na Coreia, é comum se usar kits específicos, prontos e já sequenciais para cada tipo de pele. Tanto cuidado faz diferença para ter uma pele tão boa, porém, entre tantos cuidados é possível destacar a proteção: como a pele clara é um ideal de beleza no país e uma certa obsessão, a indústria cosmética coreana investiu muito em filtros solares, que oferecem alta cobertura e criam uma barreira contra a luz solar e luz visível, o que auxilia muito na prevenção de manchas, rugas e melasma.

Rotina da brasileira x rotina da coreana

A pele asiática e o clima da Coreia do sul são muito diferentes dos nossos. Além disso, cada pele é única e o ideal é que o tratamento seja personalizado de acordo com as particularidades de cada pele e estilo de vida. Mas basicamente pode-se seguir algumas etapas da rotina de beleza como: higienização, tonificação, hidratação e filtro solar, com produtos prescritos pelo dermatologista. Lembrando que é importante ter esse autocuidado, mas não se deixar levar por altos padrões de beleza.

É preciso reforçar que cada pele é única e o ideal para se ter uma pele bonita e bem cuidada é que os cuidados sejam tomados desde a infância. O filtro solar é a melhor e ainda a proteção mais barata, segura e eficaz para prevenção de rugas, manchas e câncer de pele. Outras precauções são lavar e limpar o rosto corretamente, não dormir maquiada e seguir uma rotina de tratamentos indicados pelo dermatologista, que pode incluir ácidos, cremes anti-idade, uso de toxina botulínica, luz pulsada, radiofrequência, lasers, preenchimentos e harmonização facial. Lembrando sempre que não existe uma regra, cada pessoa deve ser avaliada individualmente e ser tratada de acordo com a sua necessidade para envelhecer bem, com naturalidade.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!