Cosméticos ideais para cada tipo de pele

O mercado de beleza oferece uma infinidade de produtos para pele: seja em creme, gel ou mousse e com diferentes indicações. Por isso, é muito comum ter dúvidas sobre quais cosméticos são ideais e mais efetivos para a nossa pele. Antes de começar a usar qualquer cosmético é ideal que se consulte o dermatologista. É ele quem vai avaliar o tipo de pele, o produto correto e a real necessidade de usar um determinado produto.

Cada pele pede um produto específico para as suas características. Quando se fala sobre tipos de pele, devemos nos basear no equilíbrio entre a parte hídrica (água) e a oleosa (glândulas sebáceas). É preciso buscar sempre a igualdade em ambas as partes. Independente se normal, mista, seca ou oleosa, toda pele precisa ser higienizada com sabonete, tonificada, hidratada e protegida com filtro solar. A diferença é o tipo de produto (geralmente vem escrito na embalagem para o tipo de pele e a recomendação do dermatologista é essencial). Por exemplo, para peles oleosas e mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de componentes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. Peles secas e normais pedem sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza. O hidratante da pele oleosa e mista deve ser oil free, assim como o filtro solar. Peles secas pedem cremes à base de manteiga de karité e cacau e nas sensíveis, os produtos devem ser hipoalergênicos.

A hora correta de aplicar cada produto também faz diferença: alguns ácidos como o retinóico e produtos como a hidroquinona devem ser usados à noite, pois a pele não pode ser exposta ao sol pelo risco de manchas e queimaduras. Outros como o kójico e a vitamina C podem ser usados de manhã, mas sempre com o filtro solar junto.

Cremes anti-idade

Para começar a usar cremes anti-idade também é preciso avaliação médica. Algumas pessoas podem precisar usá-lo aos 25 anos. Outras após os 30. A melhor e mais barata prevenção contra rugas e manchas é o uso diário e correto do filtro solar e não se expor ao sol nos horários inapropriados.  Os erros mais comuns que as mulheres cometem ao usar cremes anti-idade são usar produtos por conta própria ou indicação de uma amiga, ou seja, sem recomendação médica, usar produtos muito potentes para o seu tipo de pele ou produtos muito fracos para os sinais do tempo. Os cremes anti-idade devem conter algumas dessas substâncias: retinol, retinaldeído, ácido retinóico, ácido glicólico ou vitamina C, na forma de ácido ascórbico levógiro.

 

 

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!