As estrias são cicatrizes atróficas que se formam após a distensão excessiva ou abrupta da pele (crescimento rápido, engordar rapidamente, gestação com aumento exagerado de peso, etc), que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas.

Apesar de não poderem ser “apagadas”, o problema tem tratamento. As estrias avermelhadas são as mais recentes, e os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa. Já as brancas são mais antigas e os tratamentos conseguem apenas estreitá-las.

Conheça alguns procedimentos que melhoram o aspecto das estrias:

Preenchimento – indicado para estrias brancas, a técnica consiste na aplicação injetável de um preenchedor nas depressões, nivelando as lesões atróficas, estimulando a produção de colágeno e deixando a pele mais firme e uniforme do que antes do tratamento.

Laser Ultrapulsado – atinge mais diretamente ao alvo e, com isso, o tempo de recuperação é menor. Promove a destruição dos tecidos lesionados e induz a produção de colágeno.

Subcisão– uma agulha “bisturizada” é introduzida na região da derme/hipoderme e são realizados movimentos de vai e vem que estimulam o local e acentuam o mecanismo de regeneração do tecido. O procedimento é realizado sob anestesia local.

Radiofrequência – estimula o colágeno e promove a reorganização da trama elástica, melhorando o aspecto das estrias brancas.

IMPORTANTE: Mais de um tratamento pode ser combinado para melhores resultados.  A prevenção é evitar os fatores que provocam estrias. Manter o peso constante, evitar o uso prolongado de corticóides tópicos ou sistêmicos e o uso de anabolizantes. Também é necessário manter a hidratação adequada da pele com o uso de cremes hidratantes.

Fonte: www.sbd.org.br

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!