Foliculite na barba: o que é e como prevenir

 Muitos dizem que a barba é a maquiagem masculina, por ela ter a capacidade de esconder algumas imperfeições e por ser capaz de mudar totalmente as feições de quem as usa. Porém, quem tem barba sabe que o cuidado precisa ser redobrado para que não surja a temida foliculite, alergia localizada na região da barba.

O que é e causas

A foliculite, doença caracterizada por uma infecção de pele, é comum de ocorrer na região da barba. Isso acontece, na maior parte das vezes, logo depois de se barbear e também pode ocorrer em pessoas que possuem barba muito grande, devido à dificuldade de higienização. Ela causa coceira, vermelhidão e espinhas no local.

Podem existir duas formas diferentes de foliculite na barba: uma quando não ocorre a infecção, por exemplo por um pelo encravado, e outra quando há a infecção, que incomoda mais e é mais dolorida.

A forma como você se barbeia também pode fazer com que surjam com mais facilidade a inflamação. Se machucar ao se barbear e utilizar lâminas que não estão mais em boa qualidade para uso são alguns dos exemplos.

Como prefinir

Limpar a pele diariamente com o sabonete adequado e uso de creme na área é um ótimo aliado para quem quer evitar o surgimento da alergia. A dica é: mantenha a pele sempre limpa.

Outra dica é tomar cuidado com o tipo de lâmina que você está utilizando na hora de se barbear, pois ela pode facilitar o aparecimento da foliculite e de outros problemas. Não use lâminas que estejam enferrujadas e lembre-se de sempre passar o pós-barba para aliviar a pele.

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!