Verrugas: Não toque nelas!

Verrugas, pequenos caroços que aparecem na pele, é um problema comum que afeta diversas pessoas, e são caracterizadas como proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV).

A infecção viral acontece na camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. O contato com o vírus causador pode variar desde um apertar de mãos até uma relação sexual. Também é possível a transmissão através de objetos.

O aspecto da verruga varia de acordo com o local acometido. Elas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque, mas podem também ser escuras, planas e macias.

Mesmo sendo frequente, ainda existem muitas dúvidas que rondam esse assunto, então vamos esclarecê-las:

Classificações:

As verrugas são classificadas dependendo da área onde aparecem e de seu formato, podendo ser elas:

Verrugas Vulgares: São as mais comuns e aparecem nas regiões das mãos, dedos, joelhos, cotovelos e ao redor das unhas.

Verrugas filiformes: São lesões mais isoladas e ocorre com frequência em pessoas com mais idade. Além disso, surgem no pescoço, lábios, pálpebras e face.

Verrugas plantares: Conhecida popularmente como “olho de peixe” essas verrugas são semelhantes a calos, e aparece na sola dos pés. Por sofrer com o peso do corpo pode provocar dores ao andar.

Verrugas planas: aparecem com mais frequência em adolescentes nas áreas do rosto e das mãos. Tem como sua principal característica uma superfície plana e lisa.

Verruga genital: aparecem na região intima, tanto masculina e feminina, são macias e rosadas. Esse precisa de mais atenção pois possui alto risco de câncer.

Transmissão:

A transmissão ocorre a partir do contato direto com objetos e/ou pessoas infectadas, fazendo com que o vírus passe de uma pessoa para a outra, também nas relações sexuais e materno fetal. Por isso, não aconselhamos tocar nas verrugas. Se você tiver com algum machucado ou arranhão pode fazer com que ocorra o contágio.

Tratamentos:

É muito importante a consulta com um dermatologista para que ela possa sinalizar o melhor tratamento para o seu tipo de verruga. Existem várias formas de tirá-las, de remédios caseiros a métodos cirúrgicos. Tudo vai depender da gravidade e local da verruga.

Com informações do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Saiba mais sobre

Tem algo a dizer? Comente!