Especialidade: Indicação:

Você provavelmente já ouviu falar da Toxina Botulínica, certo? Esse procedimento estético não cirúrgico e minimamente invasivo é realizado por dermatologistas e cirurgiões plásticos em todo o mundo, por ser considerado, atualmente, uma opção versátil em rejuvenescimento facial.

Para fins estéticos, a toxina botulínica é utilizada em tratamentos e prevenção de rugas hipercinéticas faciais, aquelas que são evidentes quando há a contração de músculos da região facial. Se você se incomoda com as rugas que aparecem ao franzir a testa ou com os “pés de galinha” que surgem no olhar ao sorrir, esse procedimento pode ser indicado, pois suas principais vantagens no campo da estética são:

  • Visar o rejuvenescimento facial;
  • É um processo minimamente invasivo;
  • Os resultados não demoram a aparecer;
  • Pode ser combinado com outros procedimentos dermatológicos;
  • As mudanças não são definitivas;

Já no campo da reparação, a toxina botulínica é utilizada em indivíduos que se queixam de hiperidrose, aquela sudorese em excesso de algumas regiões corporais. Além disso, até mesmo no tratamento de enxaquecas, blefaroespasmo (espasmo da pálpebra), bruxismo e contraturas musculares a toxina botulínica é utilizada com resultados satisfatórios.

Como é realizada a aplicação de toxina botulínica?

O tratamento com a toxina botulínica é realizado ambulatoriamente, no próprio consultório e demora cerca de 15 minutos. Muitos pacientes perguntam se a aplicação dói e isso depende de cada paciente, mas com o uso de um anestésico tópico, as “picadinhas” da agulha podem ser imperceptíveis. Já os efeitos da aplicação da toxina botulínica podem ser percebidos a partir de 4 dias.

Existe alguma restrição para o tratamento com a toxina botulínica?

Em regra, não há restrição alguma quanto à idade para a realização desse tratamento, mas isto depende de fatores genéticos e dos hábitos de vida de cada paciente em particular, mas não o aconselhamos a crianças e adolescentes. Além disso, é muito importante ressaltar que o tabagismo e a exposição solar podem ser prejudiciais para o sucesso e eficácia do tratamento.

Quais são os cuidados após a aplicação da toxina botulínica?

Geralmente, a aplicação de toxina botulínica não demanda muito do paciente, mas alguns cuidados são muito importantes durante as 4 horas seguintes da aplicação, como:

  • Não realizar atividades físicas;
  • Evitar fontes de calor ou saunas.

Caso surja qualquer equimose — aquelas manchinhas roxas, sabe? — é recomendado que o paciente evite exposição solar até a roxidão desaparecer por completo.

Quanto tempo dura os efeitos da toxina botulínica?

Infelizmente, não conseguimos precisar com exatidão a durabilidade dos resultados da aplicação de toxina botulínica, pois cada indivíduo tem as suas particularidades e fatores que colaboram para a eficácia do tratamento. No entanto, a duração padrão costuma oscilar entre 4 a 6 meses, até a musculatura recobrar todos os seus movimentos e isto é uma grande vantagem a favor da aplicação de toxina botulínica, pois você pode reaplicar ou decidir por um outro procedimento no futuro. E para potencializar o viço da pele e manutenção dos resultados da toxina botulínica, recomendamos a associação com outros tratamentos dermatológicos.

Saiba mais sobre