Inova Clinic

Como cuidar das unhas em casa

Unhas: como cuidar em casa

Cuidar das unhas em casa passou a fazer parte da rotina de beleza da maioria das mulheres nessa pandemia, sendo uma maneira de manter o distanciamento social, de economizar e até uma forma terapêutica de autocuidado.

E cuidar das unhas não significa só mantê-las sempre esmaltadas. É preciso higienizá-las, hidratar cutículas, além, é claro de caprichar na boa alimentação e bons hábitos de vida. Veja algumas dicas para manter a saúde das suas unhas mesmo estando em casa.

 

Cutículas e hidratação

Tirar a cutícula não faz bem à saúde das unhas, pois elas tem a função de protegê-las contra microrganismos causadores de infecções. O ideal é não tirá-las e usar produtos próprios que hidratam e funcionam como redutores de cutículas. Mas se insistir em retirá-las, o ideal é que se use alicates esterilizados e individuais e que seja retirado o minímo possível.

Não roê-las

O hábito de roer as unhas tem até nome: onicofagia. Além de poder estar ligada a fatores emocionais, a mania danifica as unhas e machuca os dedos, causado até infecções. Portanto, elimine esse (mau) hábito da sua vida!

Lixa

As unhas devem ser lixadas de forma correta, sempre na mesma direção. Lixar em cima das unhas? Só se for muito necessário e usando uma lixa porosa, que dá um acabamento leve e retira o excesso de esmalte e impurezas. E nada de compartilhar a lixa com a amiga. Assim como os alicates, elas devem ser de uso individual.

 Dê uma pausa nas esmaltações

É preciso que as unhas fiquem alguns dias sem esmalte. Essa pausa serve para que elas se reidratem. Esmalte e principalmente acetona, a longo prazo, ressecam as unhas e as deixam opacas, manchadas, quebradiças e descamando.

Assim, de vez em quando, remova o esmalte um dia antes de aplicar a nova pintura. Como acetona é um dos grandes responsáveis pelo ressecamento, opte pelo removedor de esmalte sem acetona, que é menos prejudicial. Aproveite o dia sem esmalte para aplicar várias vezes um hidratante para unhas e cutículas. Espalhe o hidratante sobre as unhas, as cutículas e a pele ao redor. Existem formulações prontas para essa finalidade, ou então você pode usar um hidratante para mãos que contenha ativos como ureia ou manteiga de karité.

Evite fungos

Mantenha mãos e pés sempre secos, pois ambientes úmidos e quentes são os meios propícios para o crescimento de fungos.

Capriche na alimentação

A alimentação tem papel fundamental na saúde das unhas. Para isso é necessário ingerir vitaminas A, C, D, E e do complexo B, além dos minerais ferro, cálcio, selênio, silício e magnésio. Alguns alimentos que merecem sua atenção são: laranja, morango, espinafre, ovo, carne vermelha, quinoa, aveia, leguminosas e peixes. Ter um hábito de lazer também é importante, pois o estresse contribui para a piora da qualidade da saúde de um modo geral.

Análise geral

As unhas são formadas por queratina e quando estão saudáveis, são lisas, sem ondulações e rachaduras e com coloração uniforme e natural. Por isso, dê uma boa olhada nas suas: confira a coloração, o aspecto, se estão frágeis e quebradiças. Depende do grau dos danos, é interessante buscar um dermatologista que vai avaliar se o problema pode ser falta de vitaminas, estresse, dietas restritivas ou até reflexo de outras doenças mais sérias e vai indicar o tratamento mais adequado.

 

Postar um comentário

g

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipisicing elit, sed do eiusmod

Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.