Inova Clinic

Sauna: um hábito a favor da saúde

Sauna faz bem pra saúde

Você sabia que sauna faz bem para a pele? Pois, é! Quando utilizada corretamente, ela pode ser uma grande aliada no quesito beleza, beneficiando corpo, pele e mente.

A alta temperatura do ambiente provoca a dilatação dos poros, o que facilita a limpeza e a esfoliação da derme. O efeito do vapor também proporciona uma melhor absorção de cremes e óleos hidratantes, como anticelulites ou cremes anti-idade. Além disso, a sensação térmica do local provoca a transpiração, o que ajuda a diminuir as toxinas da cútis e também a retenção de líquidos.

Para poder usufruir desses benefícios algumas dicas são essenciais como lavar o rosto logo após o banho de vapor e retirar o excesso de suor, pois é fundamental deixar a pele do rosto limpa após o uso da sauna para não ressecá-la e também fazer uma pós-hidratação.

Mas quanto tempo é ideal permanecer na sauna? É preciso ficar de olho no relógio e permanecer por cerca de 15 minutos no local, pois em excesso, contribui para o envelhecimento precoce da pele, porque o indivíduo transpira muito e perde bastante líquido. Além disso, a dica é duas vezes por semana e sempre respeitando o tempo máximo de exposição ao vapor.

Dicas

Vale lembrar que por ser um lugar úmido e quente, a sauna é um ótimo ambiente para a proliferação de fungos. É fundamental evitar andar descalço e utilizar sempre toalhas ou roupões na hora de sentar nas bancadas para evitar contaminação. O calor também pode piorar algumas condições de pele. Pessoas com problemas como rosácea devem evitar, além disso, o suor pode desencadear uma crise de coceira em quem tem dermatite atópica.

Muito mais que benefícios para a pele, poucos minutos na sauna trazem benefícios além. À medida que os poros se abrem e o suor flui livremente, diminuem a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. O ácido lático se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso. Por isso, a sauna é muito usada e ideal para quem quer ficar relaxado.

O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o praticam rotineiramente e com disciplina. Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar normalmente dessa hidroterapia, com determinadas exceções, é claro e recomenda-se que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificar a eventual existência de restrições pessoais.

Dicas para frequentar sauna sem prejudicar sua a saúde:

1.Não permaneça na sauna por mais de 15 minutos

  1. Saia se você se sentir tonto, fraco ou confuso.
  2. Não consuma bebidas alcoólicas durante a sauna e beba ao menos um copo de água ao sair.
  3. Se você tem problemas cardíacos ou de circulação, consulte seu médico antes de freqüentar a sauna.
  4. Evite sauna durante a gestação.

Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna pode proporcionar:

– Fortalece a circulação sanguínea

– Alivia dores reumáticas e de coluna

– Combate o estresse e a hipertensão

– Hidrata a pele e desobstrui os poros

– Relaxa a musculatura e facilita o sono

– Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez

– Limpa e desobstrui as vias respiratórias

– Proporciona agradável sensação de bem-estar

– Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo

– Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, entre outras).

Postar um comentário

g

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipisicing elit, sed do eiusmod

Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.