Inova Clinic

Cisteamina: ativo é aliado no tratamento do melasma

Cisteamina para melasma

O tratamento do melasma, desordem pigmentar caraterizada por manchas escuras na pele, é um dos grandes desafios da Dermatologia. As áreas afetadas (geralmente no rosto) acumulam melanina, uma proteína responsável por pigmentar pele, olhos e cabelos. Os melanócitos (produtores de melanina) passam a agir de maneira desordenada em quem tem melasma, produzindo pigmento em áreas delimitadas, deixando a pele com um tom desigual, causando impacto negativo sobre a autoestima e a qualidade de vida dos portadores do transtorno.

Um dos aliados para o tratamento do problema é a cisteamina, ativo tópico e que no Brasil é vendida de forma manipulada.

A cisteamina age como corretor de pigmentos, reduzindo a melanina na epiderme (camada superficial da pele), corrigindo o melasma e a hiperpigmentação pós-inflamatória. A cisteamina está presente no organismo humano e sua eficácia tem sido comprovada através de pesquisas científicas, além de ser segura. Ela atua inibindo a produção de melanina.

As substâncias tópicas ainda mais usadas para melasma são a tretinoína e hidroquinona e, apesar da segurança da formulação, não é incomum elas causarem irritação na pele, alergia e o temido efeito rebote, ou seja, a mancha clarear e, depois de algum descuido com o tratamento, voltar pior, já que o melasma não tem cura.

Além de diminuir o melasma, a Cisteamina tem outras vantagens como não ser fotossensibilizante, ou seja, não torna a pele mais sensíveis à luz ou às radiações ultravioleta, sendo bem tolerada pelos pacientes. Porém, os pacientes precisam se proteger do sol, tanto diretamente quanto indiretamente e usar filtro solar com base, inclusive. Os raios ultravioletas, presentes na luz solar, estimulam a produção de melanina, agravando a situação. Conta até mesmo aquela pouca quantidade de sol que pegamos ao andar na rua no dia a dia, ou aqueles raios que passam pelo vidro das janelas. Também a luz visível, seja do sol ou emitida por lâmpadas, é prejudicial. Porém, é imprescindível buscar orientação médica para o uso do produto.  

 

Postar um comentário

g

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipisicing elit, sed do eiusmod

Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.