Inova Clinic

Ictiose: saiba o que é e como tratar

Hidratação ictiose

Você já ouviu falar em ictiose? Mais conhecida como escama de peixes, essa doença é um problema dermatológico que afeta a parte superficial da derme, deixando-a extremamente ressecada. Mesmo ela sendo, na maioria dos casos, hereditária ainda podem ter casos de Ictiose que surgem na vida adulta.

Essa condição pode afetar de modo diferente cada tipo de pessoa, porém os sintomas mais comuns são aparecimento de listras, áreas com descamação e uma pele muito ressecada.

Sendo mais comum a forma hereditária, ela costuma surgir nos primeiros meses da vida do bebê. Porém, ela pode ainda afetar aqueles que não possuem casos familiares, podendo ser causado por outras doenças, por isso que é essencial procurar um médico assim que surgir os primeiros sintomas.

Sintomas

O sintoma da ictiose vulgar consiste, basicamente, em pele seca, mas o quadro clínico é extremamente variável. Os sintomas pioram em climas secos e sob temperaturas frias. Nas formas mais leves, as manifestações aparecem somente na infância tardia ou na vida adulta, ocorrendo descamação fina e lamelar da pele. Nestes casos, as áreas de dobras são geralmente poupadas. Nos casos mais graves, as manifestações podem aparecer na primeira infância e consistem em intensa descamação da pele, couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode também surgir um prurido intenso. A associação da doença com alergias de contato é frequente.

Tratamento

Por não ter cura definitiva a pessoa que possui ictise precisa ter sua atenção e seus cuidados com a pele redobrados, para que a situação não piore. A hidratação e uso de cremes são fundamentais para diminuir o desconforto causado pela doença.  Podem ser utilizados, ainda, compostos tópicos que auxiliem na descamação da pele, como o ácido salicílico. Este tratamento geralmente é suficiente para o controle da doença. Em casos mais graves, medicações orais podem ser necessárias. O dermatologista é o profissional capacitado para decidir a melhor terapia indicada.

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Postar um comentário

g

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipisicing elit, sed do eiusmod

Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.