10 de dez. de 2021
[caption id="attachment_6456" align="alignleft" width="300"]
Alergias de verão: conheça as 3 mais comuns[/caption]
Uma das estações mais aguardadas do ano, o verão, não abre as portas apenas para o sol e o calor constante, mas também é propícia para as chamadas “alergias de verão” que acontecem na pele influenciadas pelas altas temperaturas e os costumes que temos nesse período.
O contato constante com a areia da praia é um desses costumes e os raios Ultravioletas (UV) reforça a possibilidade da nossa pele se torna mais suscetível ao aparecimento de algumas alergias. Por isso, a melhor forma de evitar é conhecer e entender melhor sobre elas.
Quais são? Urticária - O aparecimento da urticária é bastante comum no verão. Essa alergia tem como principais características o surgimento de lesões avermelhadas e de irritação na pele, tendo um dos motivos o calor. Elas podem aparecer de repente em qualquer parte do corpo e no período do dia em diferentes formatos e tamanhos, além de afetaram principalmente pessoas entre 20 a 40 anos.
Seus principais sintomas são a coceira constante e as lesões cutâneas, podendo também ter uma leve irritação e queimação no local afetado. Diante desses sintomas é comum que os pacientes tenham suas atividades diárias dificultadas e/ou interrompidas até no horário de dormir.
Dermatite atópica – pode afetar pessoas de todas as idades, porém seus casos mais comuns são em crianças. Tem como característica o surgimento de manchas vermelhas e irritação na pele e, normalmente, aparecem na região dos braços e atrás dos joelhos. Contudo, também podem aparecer em qualquer parte do corpo.
No verão esse problema costuma acontecer devido ao uso de protetores solares inapropriados, além de excesso de transpiração e calor. Na pele aparecem erupções, descascamento, região seca e vermelhidão.
Dermatite de contato – acontece a partir do contato com alguma substância irritante para a pele, como roupas de verão. A doença apresenta como sintomas o surgimento de manchas vermelhas, coceira e ardência no local afetado.
Depois de conheceram mais sobre as alergias de verão fica evidente a importância de ficarem mais atentos para não serem afetados por elas. Uso do protetor solar e roupas adequadas são essências para evitar essas doenças. Diante de qualquer sintoma procure um médico dermatologista para que o tratamento adequado possa ser passado.
Com informações do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia