19 de mar. de 2021
[caption id="attachment_4742" align="alignleft" width="300"]
Anti-flacidez: fios de PDO promovem lifting facial[/caption]
Com o passar dos anos pele, gordura, ossos, músculos e ligamentos passam por um processo de degradação natural que causa o envelhecimento. Porém, os constantes estudos científicos nas áreas de Dermatologia e Cosmetologia têm resultado em tratamentos que rejuvenescem prezando pela naturalidade. Os fios de PDO ou de Polidioxanona, são fios de sustentação que têm sido usados com sucesso para um lifting facial natural e sem cortes.
Os fios de PDO podem ter formato polifilamentenado, espiculado ou farpado e a escolha de cada um deles, assim como do tamanho, depende da necessidade do paciente. Eles são usados para tratar a flacidez do terço médio da face, a linha mandibular, as sobrancelhas, o pescoço e o malar. Estimulam a produção de colágeno e, por esse motivo, previnem o envelhecimento da pele. Quanto antes os cuidados com a pele são iniciados, mais os sinais de envelhecimento demoram a aparecer.
O procedimento é realizado com anestesia local, sem cortes e o fio é inserido com o auxílio de uma cânula fina. São realizadas pequenas demarcações em pontos estratégicos do rosto e pescoço do paciente e nelas são inseridos os fios. Não há uma quantidade exata de fios a serem usados. A avaliação é individual. Os fios são absorvidos com o tempo, entre 4 a 6 meses, mas os ganhos com o estímulo de colágeno permanecem por até um ano.
Mas como estimulam o colágeno?
Os fios de PDO são inseridos na derme (camada intermediária da pele) ou subderme (camada mais profunda da pele) e só essa inserção já causa um trauma localizado provocado pelo percurso da agulha, que promve a separação mecânica de tecidos e lesão a pequenos vasos sanguíneos. Esse trauma provoca um processo inflamatório imediato, que por sua vez desencadeia uma produção de tecido reparador fibrocolagenoso. Ou seja: a resposta inflamatória resulta em neocolagênese, que é a produção de um novo colágeno. A produção de colágeno é proporcional ao tipo de fio inserido e ao tecido tratado. Esse processo aliado ao efeito de estruturação de tecidos moles dará o efeito de sustentação e firmeza da pele.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína presente naturalmente em nosso corpo e é responsável pela estrutura, elasticidade e firmeza da pele, tendões e ligamentos, sendo importante na estrutura de dentes e ossos. Porém, com o avanço da idade e com a interferência de hábitos externos como alimentação, estilo de vida, falta de proteção solar adequada, entre outros fatores, começa a ocorrer a degradação dessa substância.
A partir dos 30 anos e, em alguns casos, dos 25, acredita-se que a produção de colágeno caia 1% por ano, sendo que essa queda chega até a 30% na menopausa, impactando diretamente na renovação celular, que fica mais lenta. Isso reflete em uma pele mais opaca, desidratada, com tons irregulares, com menos firmeza e elasticidade. Ou seja: sinônimo de rugas e linhas de expressão.
Por isso, é tão importante estimular e preservar colágeno.