26 de mar. de 2021
[caption id="attachment_4787" align="alignleft" width="300"]
Como evitar o envelhecimento da área dos olhos[/caption]
A pele da região dos olhos é delicada e muito fina, naturalmente menos hidratada e está sob movimentação constante. Esses fatores aliados a maus hábitos, como poucas horas de sono, má alimentação e pouca ingestão de água, tende a causar mais rugas, bolsas e olheiras.
A boa notícia é que a pele fina também favorece os tratamentos estéticos que ajudam a reverter sinais mais severos do envelhecimento.
Efeito craquelado
A pele ao redor dos olhos apresenta linhas finas e superficiais, que dão a impressão de ressecamento. Surgem por causa do envelhecimento natural e são agravadas pela exposição solar sem proteção, falta de hidratação, cigarro e até a poluição das grandes cidades. Com o tempo, essas linhas se aprofundam e se tornam rugas mais evidentes.
Como tratar: a técnica batizada de Skinbooster é muito eficaz para esse problema. São injeções de ácido hialurônico menos concentrado, usado não com o bjetivo de preenchimento, mas para dar viço, hidratar e tratar rugas finas. Pés-de-galinha
Rugas mais profundas ao redor dos olhos denunciam uma maior perda do colágeno e da elastina, proteínas que dão, respectivamente, firmeza e elasticidade à pele. O envelhecimento natural aliado aos hábitos de sorrir, tomar sol e fumar "quebram" essas proteínas, causando o aparecimento dos sulcos no canto externo dos olhos. Pele ressecada tem maior tendência para a formação dessas rugas.
Como tratar: toxina botulínica e laser fracionado são opções. A toxina botulínica é indicada para tratar rugas dinâmicas, aquelas que são formadas pela contração da musculatura. Como a substância relaxa o músculo, as rugas de expressão são suavizadas ao movimentarmos o rosto. O laser fracionado estimula o colágeno e dá firmeza à pele. Flacidez e bolsas
As pálpebras caídas têm fator genético e geralmente tem esse processo iniciado a partir dos 25 anos, mas só depois dos 35 começam a ser perceptíveis. Já o inchaço nas pálpebras inferiores envelhece o rosto porque dá aparência de cansaço. Pode aparecer por quatro motivos: genética, retenção de líquidos, flacidez e excesso de gordura.
Como tratar: ambos os problemas podem ser tratados radiofrequência monopolar volumétrica. O tratamento é realizado em apenas uma sessão. Ele aquece a pele profundamente estimulando a retração e formação de colágeno, que continua sendo gerado por até 6 meses. O jato de plasma também é uma opção para as pálpebras. Nesse método é usado um aparelho gerador de plasma fracionado, que é o quarto estado da matéria, em que os elétrons se separam dos átomos, produzindo um gás ionizado. O plasma age aumentando o estímulo de colágeno, causando uma contração do tecido tratado e estimulando a produção de novas fibras elásticas. O preenchimento de ácido hialurônico é indicado para as olheiras, tratando a profundidade, estimulando a produção de colágeno da pele, podendo amenizar as manchas escuras abaixo dos olhos. Rotina de cuidados
A rotina de cuidados para a área dos olhos inclui limpeza da região com sabonete próprio para a pele, hidratação, cremes específicos para a área e proteção solar. Lembrando que o protetor solar deve ser o mesmo da face e devido a exposição a telas de notebook, tablets e celulares, é interessante que proteja a pele globalmente, ou seja, que tenha cor de base e ativos que protejam contra a luz visível.