20 de out. de 2021
Cravo e milium: entenda a diferença[/caption]
A confusão para entender o que é cravo e o que milium é recorrente, muitas pessoas ainda acham que os dois são a mesma coisa. O que podemos apontar de semelhança entre os dois é que eles aparecem no rosto, mas seu aparecimento tem causas completamente diferentes.
Cravos pretos e brancos
Os cravos pretos se formam pelo acúmulo, dentro de um poro aberto, de bactérias, sebo, células e queratina. Sua aparência mais escura pode acontecer por conta da poluição e por vestígios de maquiagem. Além disso, esse escurecimento também pode acontecer por causa da oxidação das substâncias descrita acima em contato com o ar.
Para prevenir é importante tentar sempre manter o controle da oleosidade: investir no uso de sabonetes próprios e limpeza de pele regular pode ajudar quem tem esse problema.
Já os cravos brancos possuem a mesma causa que os pretos, porém neles o poro é fechado, se formam dentro da pele por serem cobertos de queratina.
Para prevenir, além da limpeza, pode ser preciso o peeling de cristal e uso de ácidos mais leves. O protetor solar também é um forte aliado.
Milium
Milium são cistos bem pequenos de queratina, com uma aparência amarelada e esbranquiçada, por isso que ele pode ser confundido com os cravos brancos, podendo afetar todos os tipos de pele. Existem dois tipos:
Milium primário: mais comum em recém-nascidos e na primeira infância tende a desaparecer com o tempo. Milium secundário: é aquele que surge na vida adulta e não causa nenhuma dor ou sintoma.
O importante para saber desses diversos problemas de pele é que não se pode espremer, é necessário uma ida a um especialista.