22 de dez. de 2021
Dermatologia e Cosmiatria
[caption id="attachment_6526" align="alignleft" width="200"]
Dicas para ficar da cor do pecado sem pegar sol[/caption]
Os autobronzeadores são uma opção para quem quer fugir do sol, mas deseja ficar com o bronzeado típico do verão. Com o avanço da tecnologia na área de cosméticos, esses produtos se tornaram uma boa alternativa e ainda evita a exposição ao sol que traz fotoenvelhecimento e o câncer de pele.
O produto contém a dihidroxiacetona (DHA) como princípio ativo. Essa substância reage com as proteínas da camada superficial da pele, que resulta na produção de pigmentos conhecidos por melanoidinas, que é o que produz aquele tom dourado, similar a cor produzida pelo sol. Entretanto, diferente da melanina, pigmento natural da pele, as melanoidinas não protegem suficientemente contra a radiação UV. Portanto, o autobronzeador, não dispensa o uso de filtros solares.
Para não correr o risco de ficar manchada, é preciso seguir corretamente o passo-a-passo da aplicação:
Um ou dois dias antes é preciso depilar ou descolorir os pelos.
Antes de fazer o procedimento também é preciso esfoliar o corpo e o rosto para eliminar as células mortas e garantir uma tonalidade mais homogênea.
Certifique-se que de que a pele está bem seca e não use mais nenhum produto.
Comece passando o autobronzeador pelos pés e vá subindo para evitar marcas de dobrinhas na barriga. Como os cotovelos e joelhos tendem a ficar mais escuros, controle a quantidade do produto nesses locais. Para aplicar nas costas, o ideal é pedir ajuda.
No rosto, o produto não deve ser usado sobre as sobrancelhas. Já ao redor dos olhos e no buço, dê batidinhas com a ponta dos dedos, usando só um pouquinho do cosmético.
Imediatamente após terminar de passar o autobronzeador lave as mãos e esfregue as unhas com uma escovinha.
Após uma hora, pode se vestir e oito horas depois já é possível tomar banho, mas sem esfregar a bucha ou a toalha no corpo. A contraindicação é para quem tem alergia ao produto.