8 de out. de 2021
[caption id="attachment_6025" align="alignleft" width="300"]
Escova progressiva: cuidados ao fazer o procedimento[/caption]
Na contramão de quem decidiu passar pela transição capilar, abrindo mão do alisamento e assumindo os cabelos naturais, ainda têm mulheres que gostam e preferem os cabelos mais lisos, optando pela escova progressiva para conseguir esse efeito.
Há mais de 10 anos, essa técnica conquistou as brasileiras e ainda é a preferida para alisar os cabelos. Porém, esse tipo de procedimento, se não realizado de maneira correta e com produtos especializados, pode causar danos não só aos fios, mas para a saúde de modo geral.
O que é?
A escova progressiva é um procedimento que tem como objetivo deixar os fios mais lisos, menos volumosos e com menos frizz, agindo na estrutura do cabelo. Porém é muito importante, ao decidir pelo tratamento, ficar sempre atenta aos produtos usados para conseguir tal resultado.
Cuidados
Se você escolheu fazer escova progressiva nos cabelos saiba que os únicos produtos indicados para o tratamento são os licenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No entanto, é essencial que você pesquise e tente saber o máximo de informações sobre o produto e seus componentes, para que eles não causem alergias e outras reações que variam de pessoa para pessoa.
Outro cuidado importante é não aceitar de forma alguma a utilização de formol para realizar o alisamento. O uso do produto é proibido, pela ANVISA, como fórmula para cabelos desde 2009, pois ele pode causar sérios problemas à saúde.
Alguns deles são: quede cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, alergias, câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), dores de barriga, enjoos e, em casos mais graves, o formol pode provocar até a morte.
Sendo assim, se você quer optar por fazer a escova progressiva fique sempre atento e escolha procedimentos seguros.
Com informações do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia