29 de jun. de 2021
[caption id="attachment_5452" align="alignleft" width="255"]
Flacidez: fios de PDO estimulam colágeno[/caption]
Com o passar dos anos, a pele vai perdendo a sustentação, se tornando mais flácida. A flacidez é, resumidamente, a falta de tonicidade da pele, do músculo ou de ambos, sendo gerada por diversos fatores.
A boa notícia é que esse processo pode ser desacelerado com a aplicação de fios de sustentação, o famoso PDO - ou fios de Polidioxanona. Eles estimulam a produção de colágeno e previnem o envelhecimento da pele.
São feitas pequenas demarcações em pontos estratégicos do rosto e pescoço do paciente, onde são inseridos os fios, separadamente em cada região e com o auxílio de uma agulha.
Não existe regra quanto a quantidade de fios, isso vai depender da necessidade de cada pessoa. Os fios de sustentação PDO não causam danos ao organismo e são absorvidos com o passar do tempo. Os fios estimulam a produção de colágeno nas regiões onde são inseridos, mantendo o paciente com uma aparência jovem por mais tempo.
Os fios agem na região subcutânea profunda, não são os músculos que são sustentados e sim os tecidos adiposos.
Estímulo de colágeno
Os fios são inseridos nas camadas da pele, derme e subderme, causando um “trauma localizado” no percurso da agulha que contém o fio. Isso promove uma separação dos tecidos locais e injúria aos pequenos vasos sanguíneos, o que desencadeia um processo inflamatório imediato, seguido da produção de tecido reparador fibrocolagenoso ao redor do fio. Essa resposta inflamatória resulta na neocolagênese, ou seja, na produção de um novo colágeno.
Os resultados são quase imediatos e o processo de formação do novo colágeno ocorre após um mês com resultados finais a partir de 45 a 60 dias.
Duração
O fio dura de 4 a 6 meses, mas isso varia, pois cada organismo reage de uma forma diferente. Porém, mesmo a substância tendo sido absorvida pelo corpo, o novo colágeno gerado permanece, podendo os resultados serem mantidos por mais de um ano.