27 de mai. de 2021
[caption id="attachment_5228" align="alignleft" width="240"]
Franja cortininha[/caption]
As franjas são o mais novo hit quando o assunto é cabelos. E o novo estilo do momento, batizado de “curtain bangs” ou franja cortininha, bem parecido com o que a francesa Brigitte Bardot usava, promete continuar fazendo sucesso no inverno. Os fios são divididos ao meio mostrando um pedaço da testa, daí o nome “cortininha”.
Geralmente, a franja é cortada um dedo abaixo dos olhos e é repicada de forma desconectada, mas esse comprimento pode variar, conforme o formato do rosto e tipo do cabelo.
E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a franja pode ser usada em todos os tipos de cabelo, inclusive ondulados, cacheados e crespos. Basta a pessoa se sentir bem e avaliar o estilo.
Para quem nunca cortou franja, é recomendado que se experimente o curtain bangs com o comprimento mais longo e vá diminuindo o tamanho para a pessoa ir se acostumando aos poucos.
A franja, de modo geral, só não é recomendada para quem cabelo liso e fino ou para quem tem redemoinhos na frente do cabelo. Mas mesmo assim, pode ser feita uma avaliação e indicar uma finalização apropriada para o tipo de cabelo da cliente. O que importa é se sentir belíssima, esbanjando personalidade.
Como modelar
Foi se o tempo que a franjas precisavam ser extremamente lisas. O corte é que deve se adaptar ao tipo de cabelo e, isso inclui textura e volume, e não o contrário.
Quem prefere modelá-la com secador, deve usar protetor térmico e um leave-in de definição. Já quem prefere deixar ondulado pode usar um produto próprio para definir as ondas e amassar os fios manualmente. Os cabelos cacheados também pedem leave-in próprios para modelação, mas nada impede que a pessoa deixa a franja secar naturalmente e se sinta livre e leve com o visual mais natural.