17 de set. de 2021
Dermatologia e Cosmiatria|Estética|Nutrição|Nutrologia
[caption id="attachment_5915" align="alignleft" width="300"]
Isotretinoína afina o nariz?[/caption]
A isotretinoína, medicamento usado para o tratamento de acne grave, foi popularizado na rede social Tik Tok com o suposto objetivo de afinar o nariz. Mas será que isso é verdade?
Não, isso não é verdade e a substância não deve ser utilizada de maneira alguma para este fim. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) se manifestou, recentemente, em nota para uma matéria do G1, que não existem relatos, muito menos estudos clínicos, que sugiram o uso da isotretinoína para o afinamento do nariz. "(...) a SBD reitera que não há nenhum tipo de redução ou afinamento do nariz após o uso do produto", afirmou a entidade na ocasião.
A isotretinoína é um derivado da vitamina A e tem como um dos mecanismos diminuir o tamanho das glândulas sebáceas, com o objetivo de inibir a produção de sebo que favorece as inflamações na pele.
O nariz é uma região com o maior número de glândulas sebáceas e em pessoas com a pele muito oleosa, essas estruturas crescem ao longo do tempo, mas não ao ponto de aumentarem o nariz.
O que pode acontecer é que se tenha impressão de que o nariz diminuiu, pois ao tomar o medicamento, as espinhas desinflamam e desaparecem, mas verdade o nariz voltou ao seu tamanho original.
A isotretinoína também diminui os poros, pois este é um dos seus mecanismos para inibir a produção de sebo, mas após 6 meses eles podem alargar, pois não existe tratamento definitivo para poros abertos.
O tratamento com a substância deve ser feito com acompanhamento e prescrição médica, já que o medicamento tem riscos, contraindicações e reações adversas. Não se pode engravidar durante o tratamento pelo risco de má formação fetal, além de serem necessários exames constantes para analisar taxas de colesterol e triglicérides e acompanhar a saúde do fígado, por exemplo.