14 de abr. de 2021
[caption id="attachment_4917" align="alignleft" width="300"]
Novo laser trata melasma e rejuvenesce a pele[/caption]
Cuidar da pele tem feito cada vez mais parte da rotina dos brasileiros e os lasers completam mais de 50 anos como um dos tratamentos mais revolucionários da Dermatologia. Versáteis, eles têm inúmeras indicações e é um dos tratamentos mais realizados por quem quer rejuvenescer.
O laser ND-yag, versão III, é uma das últimas novidades nesse quesito e tem sido usado com sucesso no tratamento do melasma, manchas hiperpigmentadas, que causam bastante incômodo nas portadoras.
As vantagens e diferenças dele para outros aparelhos é que ele tem várias ponteiras com diferentes indicações de tratamento. Ele trata todas as camadas da pele, tanto a superficial e média quanto a profunda. Tem indicação para rejuvenescimento, flacidez, remoção de tatuagem, manchas, sardas, olheiras causadas por pigmentação, clareamento de virilha e axilas.
No tratamento do melasma tem sido bem eficiente, já que essa condição é de difícil tratamento. O aparelho emite pulsos de luz ultrarrápidos e sua energia é absorvida pelos melanócitos, células que produzem o pigmento escuro, a melanina. Isso faz com que a produção e a distribuição desse pigmento sejam controladas, evitando o efeito rebote, ou seja, que o problema volte de forma mais intensa quando a pele é exposta aos fatores que induzem o aparecimento das mancha, como exposição ao sol e ao calor, por exemplo.
O resultado inicial aparece em torno de sete dias e o final após 4 meses. A quantidade de sessões varia de acordo com o problema e as necessidades de cada paciente, mas geralmente são 3, que podem ter duração de 10 minutos a uma hora. Tudo depende da extensão da área tratada.