18 de jun. de 2021
[caption id="attachment_5389" align="alignleft" width="300"]
Óleos essenciais[/caption]
Os óleos essenciais, protagonistas da aromaterapia, voltaram a ter destaque não só de forma terapêutica, mas nos rituais de beleza, nos cuidados com pele e cabelos.
Todos têm potencial de tratamento, mas nenhum deve ser aplicado diretamente na pele, pois podem causar alergias e dermatites. Lembrando que eles têm que ser 100% puros.
No uso tópico, suas funções, que podem ser calmantes, regeneradoras, cicatrizantes, antifúngicas, deve estar diluído em óleos vegetais (como de coco, rosa mosqueta, uva e argan) ou loções neutras. Também podem ser misturados a máscara capilar para tratamentos dos cabelos.
Guia dos óleos essenciais Lavanda – proporciona relaxamento, auxiliando no sono. Melaleuca – ação antisséptica, antibacteriana e anti-inflamatória. Pode ser usado para pele irritada, acneica, micose, psoríase, herpes e em loções pós-barba e pós-depilatória. Copaíba – antioxidante e energizante. Olíbano - poderoso antioxidante que auxilia no tratamento de rugas e linhas de expressão. É muito usado também em fórmulas com foco em manchas. Sândalo Álbum – propriedade hidratante. Ylang ylang – energizante e hidratante da pele. Palmarosa- tem função hidratante e regeneradora. Na aromaterapia, auxilia na aceitação e amor-próprio! Alecrim – melhora a memória, possui propriedades digestivas, antissépticas, antimicrobianas, antioxidante e estimulantes. Gerânio - equilibra a oleosidade da pele, minimiza rugas e, dependendo da formulação, até ajuda a suavizar manchas.