5 de jan. de 2021
Entre tantas alterações causadas pela redução dos hormônios estrogênio e progesterona, a menopausa provoca alterações na pele, cabelos e unhas.
Nesta fase, o colágeno, responsável pela firmeza e sustentação, é reduzido em até 30% o enfraquecimento e o envelhecimento da pele.
A pele perde elasticidade e grande quantidade de água, ficando ressecada e desidratada, o que facilita o aparecimento de rugas. A falta de hormônios ovarianos leva à queda de cabelo, que também se torna mais fino, quebradiço e seco. Observa-se uma diminuição importante na penugem axilar, pubiana e genital. As unhas tornam-se quebradiças e crescem mais lentamente.
Em alguns casos, especialmente em mulheres obesas, a pele pode apresentar alguns sinais de masculinização, por causa da produção elevada de testosterona, hormônio masculino, pelos ovários nessa época da vida. Podem crescer pelos grossos e escuros, em especial no rosto, ao redor dos mamilos, entre as mamas ou no abdômen.
[caption id="attachment_4269" align="alignleft" width="300"]
Portrait of an attractive elegant senior woman relaxing at home.[/caption] Cuidados nesta fase Alguns cuidados que ajudam a manter a pele bonita, mas afirma que é imprescindível procurar orientação dermatológica:
- Não abrir mão do uso do filtro solar.
- Beber pelo menos dois litros de água por dia.
- Utilizar cremes que proporcionem hidratação para a pele e que tenham ativos antioxidantes. Prefira produtos que contenham na sua composição vitamina C, vitamina E, retinol, ácidos alfa, entre outros.
-Não esquecer de cuidar das mãos, pescoço e colo que ficam ainda mais ressecados do que o rosto.
- Tenha uma dieta alimentar rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras.
- Consulte o ginecologista sobre a necessidade de fazer modulação hormonal, que melhora o aspecto dos cabelos, das unhas e da pele, deixando-os com aparência mais saudável.