2 de jul. de 2021
Com a queda de temperatura, comum no inverno, a pele sofre com ressecamento, desidratação, descamação e coceira. Todos os tipos de pele sofrem na estação, mas a pele seca, que já possui naturalmente essas características, sente com mais intensidade os efeitos do frio. Naturalmente sem viço e luminosidade, ela pode ficar mais sensível, com sensação de repuxamento, ardor e até feridas.
Como ela possui desequilíbrio de glândulas sebáceas, não produz quantidade suficiente de óleo para lubrificar a pele. A pele seca sente com mais intensidade os fatores externos como banhos quentes e vento e internos, como alterações hormonais, por exemplo.
Por isso, quem tem pele seca deve redobrar os cuidados nesta época do ano. Veja alguns cuidados:
Evite banhos quentes e prolongados
No clima frio, a tentação é grande de ficar mais tempo no banho quentinho, mas a prática não é recomendada para quem tem a pele seca. Dê preferência aos banhos mornos e rápidos.
Hidratação extra
É preciso intensificar a hidratação, inclusive no banho. Invista em sabonetes cremosos, com ativos hidratantes e óleos de banho. No corpo use hidratantes com fatores naturais de hidratação, com a a pele ainda úmida, logo após a ducha, para melhorar a absorção. No rosto, use produtos com ácido hialurônico e outros ativos que formem um filme protetor na pele.
Beba água
A hidratação deve ser de dentro para fora. Portanto, beba bastante líquido: pelo menos dois litros de água devem ser ingeridos por dia.
Não esfolie
Peles secas não precisam ser esfoliadas. O hábito pode agredir e sensibilizar ainda mais a pele nesta época do ano.
Use filtro solar
O protetor solar deve ser usado todos os dias e reaplicado. Mesmo nos dias nublados e frios, ele deve ser usado.
Lábios
Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial e de hidratantes próprios para eles.