20 de mai. de 2021
[caption id="attachment_5186" align="alignleft" width="300"]
Tônico facial e o skincare[/caption]
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tônico facial tem um importante papel na rotina skincare. Ele complementa a higienização da pele e remove resíduos que os sabonetes, géis de limpeza ou água micelar não conseguem retirar.
E não precisa torcer o nariz para o produto. Esqueça as versões muito adstringentes, com aroma alcoólico e que eram pouco amigas das peles sensíveis e deixavam a pele ardendo. Os tônicos evoluíram e, além de removerem a oleosidade, contam com outras funções: muitos contam com substâncias hidratantes, que têm o papel de restabelecer suavemente a barreira lipídica perdida na lavagem. Eles também conseguem facilitar a absorção de cremes e hidratantes.
Os atuais tônicos para pele oleosa tem baixo ou nenhum álcool, pois o excesso da substância favorece a uma retirada excessiva do sebo, causando efeito rebote, ou seja, piorando a oleosidade, e favorecendo a hiper sensibilização da pele.
Outra função dos novos tônicos é promover uma esfoliação enzimática, que renova a cútis de peles normais e secas e contêm ácido glicólico e ácido málico na composição.
Como escolher
Alguns ativos são mais indicados para determinados tipos de pele. Veja quais são:
Peles oleosas ou com acne
Ácido salicílico, ácido glicólico, mandélico, ácido lático, enxofre, extrato de chá verde, extrato de hamamélis e óleo de melaleuca.
Peles normais e secas
Ácido hialurônico, aquaporinas, aloe vera, alantoína e pantenol.
Peles sensíveis
Ceramidas, extrato de camomila, aloe vera, extrato de alcaçuz e calêndula.