21 de dez. de 2020
O verão é a estação preferida dos brasileiros. Nesta época, que coincide com as férias escolares, aumentam as atividades e esportes ao ar livre, passa-se mais tempo na praia ou piscina e ficamos mais tempo expostos ao sol. A combinação de sol, calor e praia pode ser prazerosa, mas é preciso cuidado redobrado com a pele, cabelos e olhos para aproveitar com saúde esta época do ano. Vamos dar uma série de dicas no blog ao longo do verão para aproveitar esta época de forma saudável. O texto de hoje é sobre proteção solar.
Proteção solar
As opções de protetores solares são muitas: existem os específicos para rosto, para corpo, com ação hidratante e até os clareadores e com vitamina C, por isso vale a pena consultar um dermatologista, que avalia se o paciente precisa de um filtro para o dia a dia, se é um filtro para uma paciente que tem manchas ou melasma ou, ainda, se o paciente tem acne, rosácea e pele sensível. O protetor solar deve ser usado sempre e cada tipo de pele pede um tipo específico.
Geralmente, peles secas pedem protetor em creme, que hidrata. Dê preferência para os que contenham na composição água e óleo.
Já quem tem pele oleosa deve usar filtro em gel-creme ou loção livre de óleo. Filtros em spray são mais práticos para os homens ou quando se quer reforçar a proteção e pode ser usado por cima dos em cremes. Para quem pratica esporte ou fica muito tempo na água têm os produtos mais resistentes ao suor e a água, protegendo bem por até 2 horas.
Os alérgicos podem investir nos do tipo físico. Já quem tem melasma, deve evitar a exposição direta ao sol e usar filtro solar com base, que reforça a proteção.
Repasse o protetor de duas em duas horas
O protetor solar deve ser repassado sempre que sair do mar ou piscina, após se enxugar, e ser retocado de 2 em 2 horas. Não adianta passar uma camada fina. Uma família de quatro pessoas que fica muito tempo na praia precisa gastar um tubo de protetor solar por dia.