Inova Clinic

Conscientização sobre a Psoríase

29 de outubro: dia Mundial da Conscientização da Psoríase

O Dia Mundial da Conscientização da Psoríase, 29 de outubro, foi criado com o intuito de alertar e conscientizar a população sobre esta doença de pele que afeta mais de 5 milhões de pessoas no Brasil e cerca de 1% a 3% da população mundial. Essa ação envolve diversas iniciativas, não apenas voltada para a população, mas também para o meio médico, uma forma de criar para os dois lados uma forma para melhor entender e tratar a doença.

Mas o que é a Psoríase?

A Psoríase é uma doença que se desenvolve na pele, caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas pelo corpo, revestidas por uma camada esbranquiçada e que descamam. Essas lesões, além de surgirem principalmente no couro cabeludo, nas regiões do joelho e cotovelo, também podem se espalhar para o restante do corpo afetando a lombar e as unhas.

A doença acontece quando as células passam a se multiplicar de forma acelerada, podendo ter causas genéticas, o que é mais frequente, ou por problemas imunológicos, além disso pode afetar pessoas de todas as idades e sexos. Ela não é contagiosa e, mesmo não possuindo cura, existem tratamentos para controlá-la.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns é o aparecimento das manchas e a presença de uma leve coceira no local. Porém, quando ela atinge as articulações, mãos e pés, é mais preocupante, pois o paciente pode sentir dores e também pode ocorrer deformidade nos dedos.

O que se sabe também é que o hábito de mexer e/ou coçar as lesões, tempo frio e estresse podem acarretar em uma piora no quadro.

Tratamentos

Primeiramente o mais importante a se fazer quando surgem os sintomas da doença é procurar um médico dermatologista, para que assim ele possa examinar e entregar os melhores caminhos para o tratamento. Para cuidados diários, alguns cuidados são indicados, como: uso de hidratantes próprios, banhos mornos, sem ser em água muito quente ou fria e o uso de shampoos sem a presença de muitos aditivos.

Psoríase sem preconceito

É essencial relembrar que a Psoríase não é uma doença contagiosa, como muitos podem pensar, ela não se passa pelo abraço, aperto de mão e por nenhum outro tipo de contato físico. As pessoas que sofrem com essa doença além de precisarem lidar com ela, precisam também lidar com o proconceito, que ainda é grande. A psoríase é mais que uma doença de pele, ela afeta a autoestima dos pacientes, por se caracterizar por lesões aparentes.

Por isso que levantar essa questão no Dia Mundial da Conscientização sobre a Psoríase é importante e válida, para que assim as pessoas passem a entender mais sobre a doença, deixando mitos e preconceitos de lado.