Covid-19 e a queda de cabelo

Pelo menos 25% das mulheres sofrem com a queda de cabelo em algum momento da vida. Com a pandemia de Covid-19, o número aumentou e alguns fatores contribuem para isso, como estresse, vasculite, dietas restritivas e febre alta.

Estresse

As incertezas causadas pela pandemia tem deixado as pessoas muito estressadas. E em situações estressantes o organismo libera cortisol, hormônio responsável por controlar o estresse, reduzir inflamações e que participa do bom funcionamento do sistema imune. Quando descompensado, pode causar depressão, aumento ou perda de peso, cansaço ou fraqueza e queda de cabelo, entre outros problemas.

A constante liberação deste hormônio faz que os folículos capilares entrem na fase telógena, que corresponde à fase de queda capilar, no qual os fios que estão crescendo passam para a fase de queda precocemente.

Vasculite

Além do estresse psicológico, uma das principais causas desse efeito colateral é a vasculite, inflamação dos vasos sanguíneos, que dentre as diversas consequências na saúde, pode afetar a irrigação do couro cabeludo, provocando alteração do ciclo capilar. Essa mudança desencadeia o eflúvio telógeno.

Dietas restritivas

Restringir a alimentação, seja por estresse ou para perda de peso sem supervisão causa deficiência nutricional. Os cabelos precisam de substrato para crescer, pois dependem de células com metabolismo elevado. Isso quer dizer que precisam de energia e nutrientes e precisam de minerais, ácidos graxos essenciais e/ou vitaminas para que as células cumpram seu papel.

Febre alta

Quando o corpo atinge uma temperatura alta (38º ou mais) ele se concentra em combater à infecção, o que causa um “adormecimento” temporário dos folículos capilares. Quanto mais alta e quanto mais tempo durar a temperatura alta, mais cabelos são perdidos.

TRATAMENTOS

Após investigação e descoberta da causa da queda de cabelo, ela deve ser tratada. Medicamentos orais e/ou tópicos, assim como a intradermoterapia, a fotobioestimulação por LED (luz emitida por diodo), laser, drug delivery, radiofrequência microagulhada, entre outros procedimentos podem ser indicados. Os tratamentos podem ser realizados juntos ou separadamente e é esperado que melhorem a nutrição celular e o fluxo sanguíneo dos folículos, estimulem fatores de crescimento, reduzindo a queda e reestruturando os fios.