Saiba mais sobre flacidez e ultrassom microfocado

Flacidez e ultrassom microfocado

A flacidez é, resumidamente, a falta de tonicidade da pele, do músculo ou de ambos, sendo gerada por diversos fatores. A flacidez dérmica acontece quando há perda da elasticidade da pele pela falta de colágeno, fibra que promove firmeza. Já a muscular é uma consequência do sedentarismo, principalmente.  A dermatologista Alessandra de Melo, da Inova Clinic, fala sobre as causas do problema, como evitar e explica sobre o mais novo tratamento para a flacidez, o ultrassom microfocado, que atinge as camadas mais profundas da pele e o músculo.

Quais os fatores causam flacidez?

A flacidez dérmica pode ser causada pelo envelhecimento, excesso de exposição solar, efeito sanfona, gravidez, genética, distúrbios hormonais, tabagismo. Já a flacidez muscular é causada pelo sedentarismo, pois quando os músculos não são solicitados, se atrofiam perdendo volume, contorno e rigidez, pelo envelhecimento e perda de peso repentina. O declínio hormonal provocado pelo envelhecimento, que se inicia, principalmente, por volta dos 30 anos, favorece a perda de massa magra e o aumento do depósito de gordura.

A má alimentação também influencia?

Sim. O alimento é a base para a formação dos tecidos. O excesso de massas, pães e bolos feitos com farinha branca e açúcar e alimentos industrializados fazem mal. Já alimentos que são fontes de colágeno, antioxidantes, vitaminas, minerais e gorduras boas são muito importantes para a melhora e prevenção da flacidez.

Que pessoas estão mais suscetíveis à flacidez?

As idosas porque produzem menos ou nada de colágeno e elastina, fibras mais importantes da tonicidade da pele. Cirurgias que promovam rápida perda de peso também favorecem a flacidez. Fumantes e quem toma muito sol têm pré-disposição, além dos sedentários.

Quais são os melhores exercícios para prevenir o problema?

Exercícios que tonificam o músculo, como a musculação, por exemplo, pois a mudança ocorrida no músculo é diretamente refletida na pele. Se o tônus muscular aumenta, a pele é esticada, melhorando o aspecto dérmico.

Cremes para enrijecer ajudam?

Cremes para a flacidez melhoram a hidratação da pele, entretanto não atuam diretamente na flacidez.

E os tratamentos? Quais funcionam realmente?

Os procedimentos utilizados no tratamento da flacidez agem de forma parecida: estimulando a produção de colágeno, uma das fibras que dá sustentação ao tecido cutâneo. Um dos melhores tratamentos é o promovido pelo ultrassom microfocado, realizado em uma sessão. Ele pode adiar a cirurgia tratando a flacidez de leve a moderada do rosto e pescoço, levantando as sobrancelhas, reposicionando as maçãs do rosto e definindo melhor o ângulo da mandíbula. Ele emite uma energia fracionada do ultrassom microfocado, que consegue atingir o músculo, aquecendo-o e causando microlesões. No processo de cicatrização o organismo força a produção de colágeno. O resultado é progressivo no decorrer de até 3 meses. O preenchimento facial também pode devolver a firmeza, o contorno e volume, além da radiofrequência monopolar, que pode ser feita no corpo. Lembrando que um estilo de vida saudável, como boa alimentação e exercícios físicos, deve ser seguido junto aos tratamentos para resultados satisfatórios.

Quando optar pela cirurgia plástica?

Existe um limite para os tratamentos dermatológicos. Normalmente, quando o paciente apresenta um nível grande de flacidez, com muita pele, o melhor recurso é realmente a cirurgia plástica.